| dc.contributor.advisor | Errera, Marcelo Risso, 1967- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
| dc.creator | Silva, Isadora Palhano | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-04-10T18:24:14Z | |
| dc.date.available | 2023-04-10T18:24:14Z | |
| dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81960 | |
| dc.description | Orientador: Marcelo Risso Errera | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Mobilidade urbana é um desafio para as gestões públicas de todo centro urbano, pois o dilema enfrentado no espaço geográfico brasileiro, com cada vez mais veículos individuais incha as ruas das grandes cidades, aumentando o tempo de deslocamento das pessoas e os níveis de poluição nas cidades. O presente trabalho tem como objetivo atualizar e expandir a base de dados para o modelo Errera, Marin, Stanescu, 2010 (EMS-UFPR), para obtenção do impacto de alteração no perfil tecnológico dos motores, da matriz de combustíveis e das condições de tráfego urbano, para analisar e determinar os impactos de alteração da frota no tempo de deslocamento de veículos e emissões de poluentes na cidade de Curitiba (PR). Para fazer o levantamento de fatores de emissões da frota urbana brasileira, serão utilizados dados extraídos do PROCONVE- Ibama (Programa de Controle de poluição do ar por Veículos Automotores), e informações fornecidas pelo IPPUC. Para o levantamento das condições de tráfego com base em dados de campo (Curitiba), serão utilizadas informações do site da URBS (Urbanização de Curitiba) e IPPUC. Para a implementação dos parâmetros e simulação no modelo, será utilizado o artigo desenvolvido pelos professores Marcelo Errera e George Stanescu intitulado "Mathematical Modeling of the Effect of Urban Fleet Size on Automotive Vehicles Emissions", ENCIT 2010 | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Engenharia ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade urbana - Curitiba (PR) | pt_BR |
| dc.subject | Ruas | pt_BR |
| dc.title | Levantamento de parâmetros e simulação de emissões de frotas urbanas em condições de tráfego em Curitiba (PR) | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |