Levantamento de parâmetros e simulação de emissões de frotas urbanas em condições de tráfego em Curitiba (PR)
Resumo
Mobilidade urbana é um desafio para as gestões públicas de todo centro urbano, pois o dilema enfrentado no espaço geográfico brasileiro, com cada vez mais veículos individuais incha as ruas das grandes cidades, aumentando o tempo de deslocamento das pessoas e os níveis de poluição nas cidades. O presente trabalho tem como objetivo atualizar e expandir a base de dados para o modelo Errera, Marin, Stanescu, 2010 (EMS-UFPR), para obtenção do impacto de alteração no perfil tecnológico dos motores, da matriz de combustíveis e das condições de tráfego urbano, para analisar e determinar os impactos de alteração da frota no tempo de deslocamento de veículos e emissões de poluentes na cidade de Curitiba (PR). Para fazer o levantamento de fatores de emissões da frota urbana brasileira, serão utilizados dados extraídos do PROCONVE- Ibama (Programa de Controle de poluição do ar por Veículos Automotores), e informações fornecidas pelo IPPUC. Para o levantamento das condições de tráfego com base em dados de campo (Curitiba), serão utilizadas informações do site da URBS (Urbanização de Curitiba) e IPPUC. Para a implementação dos parâmetros e simulação no modelo, será utilizado o artigo desenvolvido pelos professores Marcelo Errera e George Stanescu intitulado "Mathematical Modeling of the Effect of Urban Fleet Size on Automotive Vehicles Emissions", ENCIT 2010
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- Engenharia Ambiental [195]