PDE e a formação de professores/as para a educação das relações raciais : projetos de intervenções
Resumo
Resumo : A educação para as relações raciais ainda instiga discussões nas grades curriculares dos cursos de graduação e principalmente na formação continuada dos/as professores/as, nos diversos níveis e modalidades da educação brasileira. Ao refletir sobre as relações raciais e a formação continuada optou-se por abordar o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), elaborado pelo Governo Federal, que prioriza identificar os problemas da Educação Básica e propor ações de intervenção. No estado do Paraná a parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e as Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e federais, busca a melhoria da qualidade da educação, aproximando essas instituições da realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os Projetos de Intervenção, especificamente para relações raciais, realizados pelos/as profissionais da Educação Básica participantes do PDE-Curitiba e região metropolitana, no período de 2007 a 2014, buscando compreender o interesse que os/as instigou a produzirem os trabalhos neste tema. Utilizando os teóricos como Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, foi realizado um levantamento no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos artigos na Scientific Electronic Library Online – (SCIELO), bem como leituras de Documentos Oficiais do âmbito Federal, Estadual e Municipal. Por meio de entrevistas semiestruturadas de cunho qualitativo realizadas com 3 (três) professores/as, os resultados apontam que a formação continuada foi positiva, possibilitando aos/as professores/as realizarem os Projetos de Intervenção elaborando reflexões necessárias sobre relações raciais com os/as estudantes em sala de aula. Resumen : La educación para las relaciones raciales todavía suscita debates en los currículos de pregrado y en particular en la educación continua de los maestros y maestras así con los administradores de los distintos niveles y modalidades de la educación brasileña. Al reflexionar sobre las relaciones raciales y educación continua optamos por abordar el Programa de Desarrollo Educativo (PDE), preparado por el Gobierno Federal, que da prioridad a identificar los problemas de educación básica y proponer acciones de intervención. En el estado de Paraná la colaboración entre elDepartamento de Educación del Estado y de las Instituciones de Educación Superior (IES) estatal y federal, buscan mejorar la calidad de la educación, estas instituciones se acercan a la realidad escolar. El objetivo de este estudio fue identificar y analizar los proyectos de intervención, específicamente para las relaciones raciales, hechospor la educación profesional de los/las participantes Básicas de la PDE-Curitiba y región metropolitana, de 2007 a 2014, tratando de entender la preocupación de que los/las instigado para producir el trabajo en esta área. Utilizando teóricos como Kabengele Munanga y Nilma Lino Gomes, se realizó una encuesta en la base dedatos de Educación Superior de Personal de Coordinación de Mejoras (CAPES), y en los artículos de la Scientific Electronic Library Online - (SCIELO) y lecturas de documentos oficiales niveles federal, estatal y municipal. A través de la naturaleza cualitativa de entrevistas semi-estructuradas con tres (3) maestros/as, los resultados muestran que la educación continua fue positiva, posibilitando a los profesores la realización de Proyectos de Intervención elaborando reflexiones necesarias sobrelas relaciones raciales con los/las estudiantes en el aula.
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- Pedagogia [617]