dc.contributor | Silva, Maricléa Alves da | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ferraz, Marcos, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Gondim, Dinacir Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T20:59:55Z | |
dc.date.available | 2023-04-06T20:59:55Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81931 | |
dc.description | Orientador: Dr. Marcos Ferraz, | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 43-45 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar as políticas públicas que vêm nortear a inclusão na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Município de Curitiba, avaliar se houve aumento nas matrículas das crianças com deficiência na Educação Infantil no período de 2008 a 2013, além de verificar se ocorre permanência das crianças de quatro e cinco anos com deficiência. E, para entender o significado dessa perspectiva, foi necessário compreender, conhecer e analisar as políticas públicas da educação inclusiva em documentos legais, norteadores dessa inclusão. Com isso, foram sendo identificados os avanços e retrocessos que estão presentes no sistema educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Análise das Políticas Públicas que norteiam a inclusão da criança com deficiência na educação infantil, no período de 2008 a 2013, na Rede Municipal do Ensino de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |