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dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMachado, Cristiana Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:06:48Z
dc.date.available2024-08-08T17:06:48Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81927
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Tania Soltzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 61-67pt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação escolar, sob o enfoque da perspectiva inclusiva, assume como objetivo: o acesso, a participação e a garantia de aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares (BRASIL, 2007). No que se refere à educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), essa é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial e de adequações que possibilitem o desenvolvimento pleno desse estudante (BRASIL,1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Com isso o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento sócio emocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Assim, este estudo possui caráter qualitativo de natureza exploratória, enfocando um estudo de caso. Para tanto, nessa pesquisa adotamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a aplicação de um questionário baseado no instrumento "Mapas afetivos" de Bomfim(2010) e as observações de campo. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumento que auxilia esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilita oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade da revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças superdotadaspt_BR
dc.subjectSuperdotados - Educaçãopt_BR
dc.titleArte e criatividade na educação de superdotadospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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