As relações de gênero na organização da juventude sem terra
Resumo
Resumo : Este trabalho tem a intencionalidade de investigar as transformações nas relações de gênero vivenciadas por jovens de áreas de Reforma Agrária do Paraná, a partir de experiências em espaços de Educação Não Formal, no interior da organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. Em termos metodológicos, trabalhou-se com pesquisa bibliográfica sobre o campo e a constituição dos movimentos sociais; a dimensão pedagógica da luta e da organização coletiva; a juventude rural e as relações de gênero. Estes referenciais dialogaram com os dados coletados a partir de entrevistas com dirigentes jovens do MST e um relato de socialização de experiência da Escola de Juventude no II Encontro Nacional de Educação na Reforma Agrária (II ENERA). Como resultados a pesquisa evidenciam-se relações menos desiguais de gênero entre gerações do campo, considerando aqueles que seguem junto ao Movimento Social, devido aos espaços de formação e aos princípios políticos do MST, que catalisam as possíveis transformações. Somente com a realização desses espaços educativos que pode se consolidar um Coletivo de Juventude no Paraná.
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- Pedagogia [616]