dc.description.abstract | Resumo : O objetivo geral deste trabalho foi reconhecer os elementos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Ao longo da pesquisa, como objetivos específicos, pretendemos: identificar a importância da família e da Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança e identificar como se estabelece a relação família e Instituição de Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivo, afetivo e social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas com cinco crianças, cinco mães e uma professora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Colombo, regiãometropolitana de Curitiba, além de observações na Instituição de Educação Infantil, registradas em diário de campo, que serviram de apoio aos dados coletados. Também foram exploradas diversas literaturas para a realização da pesquisa, com o intuito de relacionar os estudos com a prática vivenciada durante as entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa apontam que a família e a Instituição de Educação Infantil mostram-se fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Os dados indicam que mães, professora e crianças reconhecem, sobretudo, a importância do afeto para o desenvolvimento integral da criança. A maioria das mães, crianças e professora entrevistadas entendem a Instituição de Educação Infantil como espaço formal de aprendizagem. Tanto as mães como a professora destacam a importância da relação família e Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança. Os dados coletados indicam a importância do afeto, acesso a ensino de qualidade, socialização com outras crianças e iniciação aos cuidados pessoais para o desenvolvimento integral da criança. Observa-se a presença de uma visão limitada da contribuição da Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança na percepção dos participantes do estudo. O ambiente escolar é compreendido principalmente como espaço de educação formal, o que confronta com a literatura especializada que observa aInstituição de Educação Infantil como espaço de desenvolvimento físico, psíquico intelectual e social. Os resultados, também, apontam que a família e a Instituição de Educação Infantil mostram-se fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, para tanto há a necessidade de uma visão mais ampliada de educação, envolvendo os aspectos sociais, afetivos e cognitivos, para além da ideia de educação como espaço limitado à educação formal. Quando família e Instituição de Educação Infantil trabalham em conjunto, as dificuldades decorrentes do desenvolvimento podem ser superadas com mais facilidade. | pt_BR |