Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcolino, Anderson da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.creatorCandiotto, Lucas Sônegopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T19:31:53Z
dc.date.available2023-04-05T19:31:53Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81886
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson da Silva Marcolinopt_BR
dc.descriptionCoorientador:pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem comumente utilizados, não oferecem suporte adequado para atividades que envolvem a codificação. Essas limitações acabam forçando os docentes e discentes a utilizarem diferentes meios, que em muitas situações, não apoiam como esperado o processo de enviar, receber e avaliar as respostas dessas atividades. Neste estudo foram avaliadas diversas soluções e trabalhos relacionados, permitindo a condução de um levantamento dos requisitos e o desenvolvimento de uma ferramenta que possa sanar essas dificuldades. Além de melhorar a experiência dos professores e estudantes em atividades de codificação, também é proposta uma forma de feedback por meio de alterações no código de respostas enviadas pelo estudantes. Para garantir a qualidade e valor da solução construída, a ferramenta passou por avaliações de usabilidade e por um estudo de caso em um ambiente real de ensino de disciplinas que envolvem a codificação no Ensino Superior. Na avaliação de usabilidade, foram encontrados e corrigidos diversos problemas na interface da aplicação desenvolvida. No estudo de caso, foi avaliada a eficácia da ferramenta no que se propõe, também apurando as perspectivas dos usuários sobre a usabilidade, pontos em que pode melhorar e possíveis novas funcionalidades. Os resultados foram positivos, demonstrando que a ferramenta, ainda que em estágio de prototipação, demonstra potencial para ser utilizada em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao, Sociedade e Tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.titleAmbiente virtual para a realização de atividades : do código ao feedbackpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples