dc.contributor.advisor | Marcolino, Anderson da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação | pt_BR |
dc.creator | Candiotto, Lucas Sônego | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:31:53Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T19:31:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81886 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Anderson da Silva Marcolino | pt_BR |
dc.description | Coorientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Computação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem comumente utilizados, não oferecem suporte adequado para atividades que envolvem a codificação. Essas limitações acabam forçando os docentes e discentes a utilizarem diferentes meios, que em muitas situações, não apoiam como esperado o processo de enviar, receber e avaliar as respostas dessas atividades. Neste estudo foram avaliadas diversas soluções e trabalhos relacionados, permitindo a condução de um levantamento dos requisitos e o desenvolvimento de uma ferramenta que possa sanar essas dificuldades. Além de melhorar a experiência dos professores e estudantes em atividades de codificação, também é proposta uma forma de feedback por meio de alterações no código de respostas enviadas pelo estudantes. Para garantir a qualidade e valor da solução construída, a ferramenta passou por avaliações de usabilidade e por um estudo de caso em um ambiente real de ensino de disciplinas que envolvem a codificação no Ensino Superior. Na avaliação de usabilidade, foram encontrados e corrigidos diversos problemas na interface da aplicação desenvolvida. No estudo de caso, foi avaliada a eficácia da ferramenta no que se propõe, também apurando as perspectivas dos usuários sobre a usabilidade, pontos em que pode melhorar e possíveis novas funcionalidades. Os resultados foram positivos, demonstrando que a ferramenta, ainda que em estágio de prototipação, demonstra potencial para ser utilizada em sala de aula | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.title | Ambiente virtual para a realização de atividades : do código ao feedback | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |