Ambiente virtual para a realização de atividades : do código ao feedback
Resumo
Resumo : A maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem comumente utilizados, não oferecem suporte adequado para atividades que envolvem a codificação. Essas limitações acabam forçando os docentes e discentes a utilizarem diferentes meios, que em muitas situações, não apoiam como esperado o processo de enviar, receber e avaliar as respostas dessas atividades. Neste estudo foram avaliadas diversas soluções e trabalhos relacionados, permitindo a condução de um levantamento dos requisitos e o desenvolvimento de uma ferramenta que possa sanar essas dificuldades. Além de melhorar a experiência dos professores e estudantes em atividades de codificação, também é proposta uma forma de feedback por meio de alterações no código de respostas enviadas pelo estudantes. Para garantir a qualidade e valor da solução construída, a ferramenta passou por avaliações de usabilidade e por um estudo de caso em um ambiente real de ensino de disciplinas que envolvem a codificação no Ensino Superior. Na avaliação de usabilidade, foram encontrados e corrigidos diversos problemas na interface da aplicação desenvolvida. No estudo de caso, foi avaliada a eficácia da ferramenta no que se propõe, também apurando as perspectivas dos usuários sobre a usabilidade, pontos em que pode melhorar e possíveis novas funcionalidades. Os resultados foram positivos, demonstrando que a ferramenta, ainda que em estágio de prototipação, demonstra potencial para ser utilizada em sala de aula