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dc.contributor.advisorSantos, Daniel Costa dos, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorPereira, Fernanda Brongelpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T18:54:33Z
dc.date.available2023-04-05T18:54:33Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81882
dc.descriptionOrientador: Daniel Costa dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractDentre os problemas ambientais enfrentados pela humanidade, o presente trabalho teve como foco o uso da água, recurso essencial para a existência de vida. A crescente poluição e grandes índices de desperdícios desse recurso, os quais ocorrem tanto na fase de distribuição, quanto nas edificações devido a vazamentos, além do uso excessivo e sem consciência desse recurso são agravantes para sua escassez em quantidade e qualidade. Dentro desse contexto, esse trabalho objetiva realizar um estudo para propor a aplicação de medidas de conservação de água em uma escola de educação infantil, com base nos conceitos de uso racional e fontes alternativas de água. A escolha do local de estudo foi motivada pela premissa de que os indivíduos que usam a água de uma escola são agentes multiplicadores de conhecimento e atitudes na sociedade. Sendo assim, foi desenvolvido um diagnóstico quantitativo sobre o uso da água na escola em questão, a partir da análise histórica de consumo de água, cálculo do indicador de consumo (IC), medição de volumes e testes de detecção de vazamentos nos aparelhos sanitários e estimativa da parametrização do volume de água consumido por ambiente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa por meio de entrevistas aos funcionários do local de estudo e estimativa do índice de percepção dos usuários para o uso racional da água (IU). Então a partir dos levantamentos citados, concluiu-se que existe desperdício de água na escola, tanto por meio de aparelhos sanitários que consomem um elevado volume de água, quanto por falta de consciência dos consumidores. Portanto, foram propostas diretrizes para intervenção no uso de água como, por exemplo, trocas e manutenção de aparelhos sanitários, análise de viabilidade para utilização de águas pluviais para fins não potáveis como uma forma de fonte alternativa e mudanças de hábitos dos usuários e comunidade a partir de um programa de educação ambiental para estimular o uso racional da águapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua - Usopt_BR
dc.subjectFontes alternativaspt_BR
dc.titleConcepção de medidas de conservação da água em uma escola de educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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