• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Concepção de medidas de conservação da água em uma escola de educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - FERNANDA BRONGEL PEREIRA.pdf (3.244Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Pereira, Fernanda Brongel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Dentre os problemas ambientais enfrentados pela humanidade, o presente trabalho teve como foco o uso da água, recurso essencial para a existência de vida. A crescente poluição e grandes índices de desperdícios desse recurso, os quais ocorrem tanto na fase de distribuição, quanto nas edificações devido a vazamentos, além do uso excessivo e sem consciência desse recurso são agravantes para sua escassez em quantidade e qualidade. Dentro desse contexto, esse trabalho objetiva realizar um estudo para propor a aplicação de medidas de conservação de água em uma escola de educação infantil, com base nos conceitos de uso racional e fontes alternativas de água. A escolha do local de estudo foi motivada pela premissa de que os indivíduos que usam a água de uma escola são agentes multiplicadores de conhecimento e atitudes na sociedade. Sendo assim, foi desenvolvido um diagnóstico quantitativo sobre o uso da água na escola em questão, a partir da análise histórica de consumo de água, cálculo do indicador de consumo (IC), medição de volumes e testes de detecção de vazamentos nos aparelhos sanitários e estimativa da parametrização do volume de água consumido por ambiente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa por meio de entrevistas aos funcionários do local de estudo e estimativa do índice de percepção dos usuários para o uso racional da água (IU). Então a partir dos levantamentos citados, concluiu-se que existe desperdício de água na escola, tanto por meio de aparelhos sanitários que consomem um elevado volume de água, quanto por falta de consciência dos consumidores. Portanto, foram propostas diretrizes para intervenção no uso de água como, por exemplo, trocas e manutenção de aparelhos sanitários, análise de viabilidade para utilização de águas pluviais para fins não potáveis como uma forma de fonte alternativa e mudanças de hábitos dos usuários e comunidade a partir de um programa de educação ambiental para estimular o uso racional da água
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81882
    Collections
    • Engenharia Ambiental [195]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV