dc.contributor.advisor | Mahmoud, Talal Suleiman, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química | pt_BR |
dc.creator | Lindner, Ricardo Augusto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T17:22:27Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T17:22:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81802 | |
dc.description | Orientador: Talal Suleiman Mahmoud | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Cências Exatas - Química. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência na sala de aula do Ensino Médio regular, tendo como perspectiva a compreensão do ensino e aprendizagem e o ensino de química, em detrimento da insuficiência de espaço físico e de profissionais capacitados para trabalhar com os alunos especiais, apresentar relatos dos alunos com deficiência na compreensão do ensino e aprendizagem. O estudo foi aplicado no primeiro semestre de 2019 tendo como participantes dez alunos com deficiência, em três escolas da Rede Estadual de Ensino de Pontal do Paraná – PR, considera as novas leis de inclusão. O estudo prevê a efetivação das análises da legislação atual; do levantamento bibliográfico; entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre o convívio social; da discriminação e das questões voltadas para o ensino-aprendizagem e o ensino de Química. Os resultados obtidos indicaram que os alunos com deficiência têm dificuldades e limitações, e em muitos casos sofrem preconceito e discriminação pela condição apresentada. Essas dificuldades reforçam a crença pelo direito de estudo, a frequentar o ambiente escolar e a superar as suas barreiras e impedimentos relacionadas ao seu desenvolvimento como aluno. Através da perspectiva do aluno com deficiência sobre a educação inclusiva e o ensino de química pode-se concluir que além dos problemas já existente no ensino e na própria compreensão da disciplina de química os tutores tem que superar a falta de capacitação dos professores, quanto ao ensino, que possuem alguma deficiência, e falta de estrutura física adaptada aos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva na perspectiva dos alunos com deficiências diversificadas do município de Pontal do Paraná/PR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |