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dc.contributor.advisorMahmoud, Talal Suleiman, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Químicapt_BR
dc.creatorLindner, Ricardo Augustopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T17:22:27Z
dc.date.available2023-04-03T17:22:27Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81802
dc.descriptionOrientador: Talal Suleiman Mahmoudpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Cências Exatas - Química.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência na sala de aula do Ensino Médio regular, tendo como perspectiva a compreensão do ensino e aprendizagem e o ensino de química, em detrimento da insuficiência de espaço físico e de profissionais capacitados para trabalhar com os alunos especiais, apresentar relatos dos alunos com deficiência na compreensão do ensino e aprendizagem. O estudo foi aplicado no primeiro semestre de 2019 tendo como participantes dez alunos com deficiência, em três escolas da Rede Estadual de Ensino de Pontal do Paraná – PR, considera as novas leis de inclusão. O estudo prevê a efetivação das análises da legislação atual; do levantamento bibliográfico; entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre o convívio social; da discriminação e das questões voltadas para o ensino-aprendizagem e o ensino de Química. Os resultados obtidos indicaram que os alunos com deficiência têm dificuldades e limitações, e em muitos casos sofrem preconceito e discriminação pela condição apresentada. Essas dificuldades reforçam a crença pelo direito de estudo, a frequentar o ambiente escolar e a superar as suas barreiras e impedimentos relacionadas ao seu desenvolvimento como aluno. Através da perspectiva do aluno com deficiência sobre a educação inclusiva e o ensino de química pode-se concluir que além dos problemas já existente no ensino e na própria compreensão da disciplina de química os tutores tem que superar a falta de capacitação dos professores, quanto ao ensino, que possuem alguma deficiência, e falta de estrutura física adaptada aos mesmos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleEducação inclusiva na perspectiva dos alunos com deficiências diversificadas do município de Pontal do Paraná/PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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