• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação inclusiva na perspectiva dos alunos com deficiências diversificadas do município de Pontal do Paraná/PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LINDNER, Ricardo Augusto.pdf (953.6Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Lindner, Ricardo Augusto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência na sala de aula do Ensino Médio regular, tendo como perspectiva a compreensão do ensino e aprendizagem e o ensino de química, em detrimento da insuficiência de espaço físico e de profissionais capacitados para trabalhar com os alunos especiais, apresentar relatos dos alunos com deficiência na compreensão do ensino e aprendizagem. O estudo foi aplicado no primeiro semestre de 2019 tendo como participantes dez alunos com deficiência, em três escolas da Rede Estadual de Ensino de Pontal do Paraná – PR, considera as novas leis de inclusão. O estudo prevê a efetivação das análises da legislação atual; do levantamento bibliográfico; entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre o convívio social; da discriminação e das questões voltadas para o ensino-aprendizagem e o ensino de Química. Os resultados obtidos indicaram que os alunos com deficiência têm dificuldades e limitações, e em muitos casos sofrem preconceito e discriminação pela condição apresentada. Essas dificuldades reforçam a crença pelo direito de estudo, a frequentar o ambiente escolar e a superar as suas barreiras e impedimentos relacionadas ao seu desenvolvimento como aluno. Através da perspectiva do aluno com deficiência sobre a educação inclusiva e o ensino de química pode-se concluir que além dos problemas já existente no ensino e na própria compreensão da disciplina de química os tutores tem que superar a falta de capacitação dos professores, quanto ao ensino, que possuem alguma deficiência, e falta de estrutura física adaptada aos mesmos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81802
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV