Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheer, Sérgio, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorCarvalho, Ronaldo Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T17:14:47Z
dc.date.available2025-05-30T17:14:47Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81542
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Scheerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: A informação e a comunicação têm tirado grande proveito dos avanços das tecnologias. Como consequência, vem ocorrendo uma transformação no processo educacional superior brasileiro. Esta dissertação pretende mostrar facetas desta transformação trabalhando o tema: a reengenharia do aprender a aprender utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Para realização desta dissertação optou-se pelo estudo de ambientes virtuais de aprendizagem no apoio a programas de aprendizagem. Utilizou-se como objeto de estudo o ambiente "Eureca", desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e duas das turmas do programa de aprendizagem Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, que são tema da Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO, que vem sendo realizada pelo Mestrado em Educação da PUCPR. Concluiu-se que o resultado do estudo da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação apoiando metodologias de ensino inovadoras pode ser considera do satisfatório, apontando novos horizontes que em muito poderão colaborar com o futuro do aprender a aprender.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Information and communication, have been taking great advantage with technology's development. This process causes a transformation in Brazilian's graduation education. This work intends to show faces of this transformation studying the theme: learn to learn reengineering using new information and communication technologies. The analysis of learning virtual ambience made possible the development of this work. The ambience "Eureka", that is being developed by "Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR", has been used as an object in this research. Another object that has been used were two classes of "Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais" from the course of "Arquitetura e Urbanismo" of "PUCPR". These classes are being used in another research project, the "Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO" which is taken in "PUCPR". The result of this research, which studies the use of new information and communication technologies supporting new learning methodologies, can be considered satisfactory, pointing out new horizons that can have a great contribution with the future of learn to learn.pt_BR
dc.format.extentix, 112f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectResistência de materiais - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEngenharia de Materiais e Metalurgiapt_BR
dc.titleMudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples