• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016049P2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016049P2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - D - RONALDO GOMES DE CARVALHO.pdf (25.70Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Carvalho, Ronaldo Gomes de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A informação e a comunicação têm tirado grande proveito dos avanços das tecnologias. Como consequência, vem ocorrendo uma transformação no processo educacional superior brasileiro. Esta dissertação pretende mostrar facetas desta transformação trabalhando o tema: a reengenharia do aprender a aprender utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Para realização desta dissertação optou-se pelo estudo de ambientes virtuais de aprendizagem no apoio a programas de aprendizagem. Utilizou-se como objeto de estudo o ambiente "Eureca", desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e duas das turmas do programa de aprendizagem Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, que são tema da Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO, que vem sendo realizada pelo Mestrado em Educação da PUCPR. Concluiu-se que o resultado do estudo da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação apoiando metodologias de ensino inovadoras pode ser considera do satisfatório, apontando novos horizontes que em muito poderão colaborar com o futuro do aprender a aprender.
     
    Abstract: Information and communication, have been taking great advantage with technology's development. This process causes a transformation in Brazilian's graduation education. This work intends to show faces of this transformation studying the theme: learn to learn reengineering using new information and communication technologies. The analysis of learning virtual ambience made possible the development of this work. The ambience "Eureka", that is being developed by "Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR", has been used as an object in this research. Another object that has been used were two classes of "Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais" from the course of "Arquitetura e Urbanismo" of "PUCPR". These classes are being used in another research project, the "Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO" which is taken in "PUCPR". The result of this research, which studies the use of new information and communication technologies supporting new learning methodologies, can be considered satisfactory, pointing out new horizons that can have a great contribution with the future of learn to learn.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81542
    Collections
    • Dissertações [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV