PIBID e a formação de professores que ensinam matemática : contribuições de um Subprojeto para a licenciatura em pedagogia
Resumo
Resumo : Este trabalho de conclusão de curso, requisito parcial à obtenção do grau de Pedagoga no curso de graduação, teve por objetivo de visibilizar como programas institucionais de incentivo à docência e à pesquisa possibilitam aos futuros professores, alunos dos cursos de Licenciatura e de Pedagogia desenvolverem as potencialidades de criar, descobrir e construir o conhecimento, como também,habilidades cognitivas e procedimentais, por meio da vivência de experiências práticas formativas que articulam a escola e a universidade em ações continuadas durante o período da formação inicial, como o Subprojeto Interdisciplinar 1: Pedagogia e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação aDocência da Universidade Federal do Paraná. Primeiro trouxemos um breve histórico do Programa e do Subprojeto; com relação a este último, constando suas mudanças e aprimoramentos que foram se desenvolvendo desde sua criação; seus processos e diferenciais; e por fim, apontando através de projetos realizados, suas contribuições para a formação dos graduandos, estas que vão desde as propostas de projetos de trabalho e trabalhos com jogos, ao uso de motivadores na educação. Questões sobre currículo e formação de professores atualmente vem sendo amplamente discutidas, porém com poucos resultados sobre a formação dosprofessores que ensinam a Matemática. O curso de Licenciatura em Pedagogia forma professores que irão ministrar aulas desta disciplina para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. A formação de docentes em Pedagogia sozinha não vem a sanar possíveis dificuldades que se possa encontrar em sala deaula. Visando uma melhor formação, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite adquirir conhecimentos, não somente em pesquisa, mas que auxilie a perder um possível medo de falhar no ensino de Matemática.Confirmando que o PIBID contribui significativamente para a formação de professores, promove a construção de docentes que, de forma crítica, interagem no seu meio, estimulando condutas que vão além da formação acadêmica. Abstract : This work of course completion, partial requirement for the degree of Educator in undergraduate degree, aimed to understand the formative dimensions for the formation of Pedagogy undergraduates through programs that involve the interaction between the University and Schools of Basic Education, as the Interdisciplinary Project Activity 1: Mathematics Education and the Scholarship Institutional Program for Initiation to Teaching the Federal University of Parana. First we brought a light history of the program and the Sub-project; with respect to the latter, stating their changes and enhancements that have been developed since its inception; its processes and differential; and finally, pointing through projects undertaken, their contributions to the training of graduate students, these ranging from proposals for work projects and work with games, the use of motivators in education. Issues on teacher education curriculum and is now being widely discussed, but with little effecton the training of teachers who teach mathematics. The Bachelor's Degree in Education trains teachers who will teach classes of this discipline for the Years Elementary School Initials. Teacher training in pedagogy does not come alone to remedy possible problems that could find in the classroom. To better training, Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) helps gain knowledge, not only in research, but that helps to lose a possible fear of failure in mathematics literacy. Confirming that the PIBID contributes significantly to teacher training, promotes the construction of teachers who, critically, interact in their environment, encouraging conduct that go beyond the academic.
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- Pedagogia [617]