dc.contributor.advisor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Edinalva, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Alves, Adriana Fatima Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T20:52:00Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T20:52:00Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81450 | |
dc.description | Orientadora: Claudemira V. Gusmão Lopes | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Edinalva Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O estudo tem como objetivo relatar os caminhos pedagógicos de um encaminhamento do processo ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. A proposta foi desenvolvida com três turmas de estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual do Campo Alexandra Ensino Fundamental e Ensino Médio, envolvendo 98 estudantes, com foco na temática plantas aquáticas. A escolha destas plantas se apoiou na crença de que as mesmas são vistas como pragas pelos moradores da localidade. As macrófitas, são formas vegetais que ocorrem em rios, lagos e lagoas e são fundamentais para o equilíbrio desses ambientes. Na Educação Básica e no ensino das Ciências da Natureza, os saberes dessa temática podem ser abordados de várias formas. Para tornar o processo mais eficaz preparamos um material didático e também providenciamos plantas aquáticas da região. O material didático foi preparado com base em pesquisas, onde pude constatar que estas plantas, tem um papel importante para o meio ambiente. A preparação do material didático e a utilização das plantas foi uma forma de oportunizar ao aprendiz o visual e o toque, ampliando o seu interesse e melhorando sua compreensão. Dessa forma, o estudo foi feito em dois momentos em cada turma. O primeiro para leitura e diálogo da primeira parte do material didático. O segundo para fechamento do material didático e desenvolvimento das atividades dirigidas. Nas três turmas, houve um pouco de dificuldade em relação à leitura, pois os aprendizes estão vindo de dois anos de pandemia e os reflexos estão sendo vistos hoje. Com paciência e atenção todos participaram e se interessaram pela proposta. As plantas e as gravuras que utilizamos no segundo momento, chamaram muita a atenção dos aprendizes. Percebemos que o tempo foi pouco para tanto interesse. A professora ficou satisfeita e se interessou em dar prosseguimento ao estudo do tema macrófitas. Ao final, a vivência nos trouxe satisfação. Com ela podemos dizer que a Educação do Campo, acontece quando em sala de aula o professor busca formas de levar o conhecimento com dinâmicas, aulas expositivas dialogadas e que permitem ao aprendiz se apropriar do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (31 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Plantas aquáticas - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Paranaguá (PR) | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências, plantas aquáticas e educação do campo : um triângulo de saberes | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |