• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de ciências, plantas aquáticas e educação do campo : um triângulo de saberes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-ADRIANA-FATIMA-MENDES-ALVES.pdf (1.995Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Alves, Adriana Fatima Mendes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo tem como objetivo relatar os caminhos pedagógicos de um encaminhamento do processo ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. A proposta foi desenvolvida com três turmas de estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual do Campo Alexandra Ensino Fundamental e Ensino Médio, envolvendo 98 estudantes, com foco na temática plantas aquáticas. A escolha destas plantas se apoiou na crença de que as mesmas são vistas como pragas pelos moradores da localidade. As macrófitas, são formas vegetais que ocorrem em rios, lagos e lagoas e são fundamentais para o equilíbrio desses ambientes. Na Educação Básica e no ensino das Ciências da Natureza, os saberes dessa temática podem ser abordados de várias formas. Para tornar o processo mais eficaz preparamos um material didático e também providenciamos plantas aquáticas da região. O material didático foi preparado com base em pesquisas, onde pude constatar que estas plantas, tem um papel importante para o meio ambiente. A preparação do material didático e a utilização das plantas foi uma forma de oportunizar ao aprendiz o visual e o toque, ampliando o seu interesse e melhorando sua compreensão. Dessa forma, o estudo foi feito em dois momentos em cada turma. O primeiro para leitura e diálogo da primeira parte do material didático. O segundo para fechamento do material didático e desenvolvimento das atividades dirigidas. Nas três turmas, houve um pouco de dificuldade em relação à leitura, pois os aprendizes estão vindo de dois anos de pandemia e os reflexos estão sendo vistos hoje. Com paciência e atenção todos participaram e se interessaram pela proposta. As plantas e as gravuras que utilizamos no segundo momento, chamaram muita a atenção dos aprendizes. Percebemos que o tempo foi pouco para tanto interesse. A professora ficou satisfeita e se interessou em dar prosseguimento ao estudo do tema macrófitas. Ao final, a vivência nos trouxe satisfação. Com ela podemos dizer que a Educação do Campo, acontece quando em sala de aula o professor busca formas de levar o conhecimento com dinâmicas, aulas expositivas dialogadas e que permitem ao aprendiz se apropriar do conhecimento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81450
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV