Apontamentos sobre "conhecer" pelas mãos de um marxista : algumas indagações
Resumo
Resumo: Na presente pesquisa, objetivamos analisar de modo sistemático os componentes essenciais das ideias dos principais representantes do pensamento do marxista húngaro Gyorgy Lukács no Brasil, acerca do processo de conhecimento, notadamente as obras do professor José Paulo Netto. Como instrumento para o debate nos valemos principalmente da teoria desenvolvida pelo francês Pierre Bourdieu, sobretudo suas reflexões em torno do campo científico, de modo a contrapor a concepção ontológica do conhecimento tal como exposta pelos adeptos das ideias de Lukács. Buscamos lançar um enfoque em algumas questões específicas deste processo, marginalizando, generalizando ou mesmo obnubilando outras certamente importantes, tais como as principais categorias do método dialético, a relação entre teoria e prática, as discussões sobre ciência marxista e ciência burguesa e o papel da ideologia, mas que não poderiam ter espaço aqui devido aos limites deste trabalho. Nos detemos principalmente nos problemas (ou objetos) que são colocados como pertinentes por estes autores e de como são construídas as ideias a partir destas problemáticas. Assim, tratamos dos problemas da relação entre sujeito e objeto, do critério de verdade, da determinação histórico-social do conhecimento e das respostas dadas a essas questões, sem pretensões de esgotar a riqueza e complexidade destes históricos problemas. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do diálogo crítico em torno do tema do conhecimento, explicitando, com base nas contribuições da teoria de Bourdieu, o que consideramos limites da perspectiva ontológica defendida na produção de uma parcela dos interlocutores de Lukács no país. Além disso, indica a necessidade do aprofundamento junto à obra de Lukács e do mesmo modo de Marx e Engels, assim como a ampliação do debate ao conjunto das produções nas diferentes áreas do conhecimento que pesquisam a temática.