Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCamargo, Lilian Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:00:22Z
dc.date.available2024-08-08T18:00:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81133
dc.descriptionOrientador:pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 57-60pt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa desenvolvida teve como objetivo a caracterização dos projetos sobre a "Educação para a Paz", desenvolvidos nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura sobre a temática "Educação para a Paz" (JARRES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE; 2014; BRASIL, 1996, 2013, 2014). A metodologia da pesquisa desenvolvida foi com base na pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MONTEIRO, 1991), através de entrevistas com questionário semi-estruturado. A pesquisa de campo desenvolveu-se junto a 4 (quatro) escolas públicas municipais de Curitiba no sentido de caracterizar os Projetos de Educação para a Paz. Procurou-se verificar quando e como foram desenvolvidos; quem trabalhou; quais foram os materiais utilizados; quais foram as dificuldades enfrentadas; quais foram os resultados positivos/negativos para os alunos das escolas e para a comunidade local/famílias. O que se concluiu é que apesar de serem pouquíssimas escolas municipais que estão desenvolvendo Projetos com a temática "Educação para a Paz", todas obtiveram ganhos significativos, principalmente, quando o trabalho é realizado em conjunto com toda a escola em parceria com a comunidade local/famílias, segundo as entrevistadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The research conducted was aimed at characterizing the project on "Education for Peace", developed in Municipal Schools of Curitiba. We conducted a literature review on the topic "Education for Peace" (JARES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE, 2014; BRAZIL, 1996, 2013, 2014). The research methodology was developed based on qualitative research(ANDREW, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRE, 1986;MONTEIRO, 1991), through interviews with semi-structured questionnaire. The field was developed with four (4) public schools in Curitiba in order to characterize the Education Project for Peace tried to see when and how they were developed; whom he worked; What were the materials used; What were the difficulties faced; What were the positive / negative outcomes for students of schools and the local / community families. What we found is that although they are very few public schools that are developing projects with the theme "Education for Peace", all achieved significant gains, especially when work is performed in conjunction with the whole school in partnership with local community / families, according to the interviewees.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.titleA educação para a paz nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples