dc.contributor.advisor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Camargo, Lilian Ribeiro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:00:22Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:00:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81133 | |
dc.description | Orientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 57-60 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa desenvolvida teve como objetivo a caracterização dos projetos sobre a "Educação para a Paz", desenvolvidos nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura sobre a temática "Educação para a Paz" (JARRES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE; 2014; BRASIL, 1996, 2013, 2014). A metodologia da pesquisa desenvolvida foi com base na pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MONTEIRO, 1991), através de entrevistas com questionário semi-estruturado. A pesquisa de campo desenvolveu-se junto a 4 (quatro) escolas públicas municipais de Curitiba no sentido de caracterizar os Projetos de Educação para a Paz. Procurou-se verificar quando e como foram desenvolvidos; quem trabalhou; quais foram os materiais utilizados; quais foram as dificuldades enfrentadas; quais foram os resultados positivos/negativos para os alunos das escolas e para a comunidade local/famílias. O que se concluiu é que apesar de serem pouquíssimas escolas municipais que estão desenvolvendo Projetos com a temática "Educação para a Paz", todas obtiveram ganhos significativos, principalmente, quando o trabalho é realizado em conjunto com toda a escola em parceria com a comunidade local/famílias, segundo as entrevistadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The research conducted was aimed at characterizing the project on "Education for Peace", developed in Municipal Schools of Curitiba. We conducted a literature review on the topic "Education for Peace" (JARES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE, 2014; BRAZIL, 1996, 2013, 2014). The research methodology was developed based on qualitative research(ANDREW, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRE, 1986;MONTEIRO, 1991), through interviews with semi-structured questionnaire. The field was developed with four (4) public schools in Curitiba in order to characterize the Education Project for Peace tried to see when and how they were developed; whom he worked; What were the materials used; What were the difficulties faced; What were the positive / negative outcomes for students of schools and the local / community families. What we found is that although they are very few public schools that are developing projects with the theme "Education for Peace", all achieved significant gains, especially when work is performed in conjunction with the whole school in partnership with local community / families, according to the interviewees. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cultura de Paz | pt_BR |
dc.title | A educação para a paz nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |