Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorArgolo, Paula Cristina Baptista dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:33:53Z
dc.date.available2024-08-08T18:33:53Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81129
dc.descriptionOrientador: Ana Lorena Bruelpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 39-41pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho monográfico analisa as escolas da rede municipal de ensino de Curitiba de ensino fundamental e os resultados da Prova Brasil 2011, analisando resultados e o impacto da questão territorial nas diferenças e, de forma mais geral, na produção de desigualdades educacionais. Como referencial teórico o trabalho utilizou as pesquisas elaboradas por Oliveira eBonamino (2010) acerca das desigualdades educacionais. Dubet (2003; 2004) auxilia na compreensão do papel da meritocracia e sua relação com as desigualdades educacionais. Ribeiro e Koslinksi (2008; 2010) apontam e esclarecem os impactos do fator territorial nas desigualdades de oportunidades educacionais de forma geral no contexto das metrópoles, Firkowski e Moura (2009) são referenciais importantes sobre o sistema de metropolização de Curitiba. Bruel, Assunção, Baliski e Tavares (2014) apresentam-se como o principal referencial para análise dos dados da Prova Brasil (2011) nas escolas da rede municipal de Curitiba, estabelecendo a comparação entre a proficiência média das escolas na avaliação externa e a distância a que situam dos aglomerados subnormais (AGSN). A análise de dados foi construída de forma a contribuir para uma reflexão sobre a produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba, as implicações da questão socioespacial neste processo, levando em conta a ocupação do espaço urbano, a existência de aglomerados subnormais e análise dos aspectos educacionais destas áreas. Foram utilizados dados disponibilizados pelo IBGE (2010) e Prova Brasil (2011) para a construção de uma caracterização da oferta educacional utilizando recursos da estatística descritiva. Os resultados indicam a existência de desigualdade de oportunidades educacionais, sendo que foram observadas diferenças de desempenho e de outras características das escolas que se situam em contextos de proximidade ou maior distância em relação aos aglomerados subnormais. O estudo, com caráter exploratório, demonstra a necessidade de continuidade de análises das desigualdades educacionais no município.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Currículospt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleA influência do espaço na produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples