dc.contributor.advisor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Argolo, Paula Cristina Baptista de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:33:53Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:33:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81129 | |
dc.description | Orientador: Ana Lorena Bruel | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 39-41 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho monográfico analisa as escolas da rede municipal de ensino de Curitiba de ensino fundamental e os resultados da Prova Brasil 2011, analisando resultados e o impacto da questão territorial nas diferenças e, de forma mais geral, na produção de desigualdades educacionais. Como referencial teórico o trabalho utilizou as pesquisas elaboradas por Oliveira eBonamino (2010) acerca das desigualdades educacionais. Dubet (2003; 2004) auxilia na compreensão do papel da meritocracia e sua relação com as desigualdades educacionais. Ribeiro e Koslinksi (2008; 2010) apontam e esclarecem os impactos do fator territorial nas desigualdades de oportunidades educacionais de forma geral no contexto das metrópoles, Firkowski e Moura (2009) são referenciais importantes sobre o sistema de metropolização de Curitiba. Bruel, Assunção, Baliski e Tavares (2014) apresentam-se como o principal referencial para análise dos dados da Prova Brasil (2011) nas escolas da rede municipal de Curitiba, estabelecendo a comparação entre a proficiência média das escolas na avaliação externa e a distância a que situam dos aglomerados subnormais (AGSN). A análise de dados foi construída de forma a contribuir para uma reflexão sobre a produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba, as implicações da questão socioespacial neste processo, levando em conta a ocupação do espaço urbano, a existência de aglomerados subnormais e análise dos aspectos educacionais destas áreas. Foram utilizados dados disponibilizados pelo IBGE (2010) e Prova Brasil (2011) para a construção de uma caracterização da oferta educacional utilizando recursos da estatística descritiva. Os resultados indicam a existência de desigualdade de oportunidades educacionais, sendo que foram observadas diferenças de desempenho e de outras características das escolas que se situam em contextos de proximidade ou maior distância em relação aos aglomerados subnormais. O estudo, com caráter exploratório, demonstra a necessidade de continuidade de análises das desigualdades educacionais no município. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A influência do espaço na produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |