Mostrar registro simples

dc.contributorGaya, Tatiana Figueroa Martinpt_BR
dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorTeixeira, Patrícia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:23:23Z
dc.date.available2024-08-08T18:23:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81128
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 71-73pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia teve como objetivo escutar as crianças de uma turma de crianças de 4 e 5 anos do Centro Educacional Marista, localizado na cidade de Curitiba, sobre suas percepções do espaço da sala e suas possibilidades de interação entre pares. Foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre o espaço nas instituiçõesde atendimento à infância e sobre as interações entre pares: Horn (2006), Redin (2009), Carvalho e Rubiano (2010), Rego (1996), Fortunati (2009), Gandini (1999), Forneiro (1998) e Oliveira (2010). Como referencias teóricos sobre a pesquisa com crianças, foram utilizadas os teóricos da Sociologia da Infância: Prado (2011), Sarmento (2006) e Corsaro (2011). Para a metodologia da pesquisa, foram selecionados os seguintes procedimentos de coleta de dados: observação participante, roda de conversa e desenho comentado. Dez crianças do campo de investigação participaram da pesquisa, contribuindo na análise de como se dá a organização do espaço da sala da instituição que frequentam e também como as relações são estabelecidas neste ambiente. As práticas educativas vivenciadas ali, pensadas no contexto da instituição, estão em constante busca de uma maior aproximação da teoria e dos ideais da instituição. A pesquisa contribuiu para compreender que mesmo uma instituição pensada e construída para atender às crianças pequenas, com um projeto pedagógico que traz uma concepção de infância e espaço determinadas e com um movimento dos profissionais em refletir sobre sua prática, ainda apresenta muitas limitações, como número excessivo de crianças na mesma sala, dificuldade em realizar atividades da rotina da educação infantil como a roda de conversa e atividades em pequenos grupos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Curitiba (PR)pt_BR
dc.title"A gente faz muitas coisas aqui" : o que as crianças falam sobre o espaço na educação infantil ?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples