dc.contributor | Gaya, Tatiana Figueroa Martin | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Teixeira, Patrícia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:23:23Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:23:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81128 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 71-73 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia teve como objetivo escutar as crianças de uma turma de crianças de 4 e 5 anos do Centro Educacional Marista, localizado na cidade de Curitiba, sobre suas percepções do espaço da sala e suas possibilidades de interação entre pares. Foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre o espaço nas instituiçõesde atendimento à infância e sobre as interações entre pares: Horn (2006), Redin (2009), Carvalho e Rubiano (2010), Rego (1996), Fortunati (2009), Gandini (1999), Forneiro (1998) e Oliveira (2010). Como referencias teóricos sobre a pesquisa com crianças, foram utilizadas os teóricos da Sociologia da Infância: Prado (2011), Sarmento (2006) e Corsaro (2011). Para a metodologia da pesquisa, foram selecionados os seguintes procedimentos de coleta de dados: observação participante, roda de conversa e desenho comentado. Dez crianças do campo de investigação participaram da pesquisa, contribuindo na análise de como se dá a organização do espaço da sala da instituição que frequentam e também como as relações são estabelecidas neste ambiente. As práticas educativas vivenciadas ali, pensadas no contexto da instituição, estão em constante busca de uma maior aproximação da teoria e dos ideais da instituição. A pesquisa contribuiu para compreender que mesmo uma instituição pensada e construída para atender às crianças pequenas, com um projeto pedagógico que traz uma concepção de infância e espaço determinadas e com um movimento dos profissionais em refletir sobre sua prática, ainda apresenta muitas limitações, como número excessivo de crianças na mesma sala, dificuldade em realizar atividades da rotina da educação infantil como a roda de conversa e atividades em pequenos grupos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | "A gente faz muitas coisas aqui" : o que as crianças falam sobre o espaço na educação infantil ? | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |