A formação dos futuros pedagogos para as competências em tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Resumo
Resumo : Na sociedade contemporânea o uso das tecnologias faz parte das ações cotidianas de uma grande parte da população, no entanto o uso dessas ferramentas com recursos educativos em sala de aula ainda encontram uma série de restrições. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico a partir de textos, artigos e dissertações disponíveis na internet sobre a formação dos futuros pedagogos para as competências no uso das TIC. Para a implementação de tecnologias educacionais como recursos educativos de forma a auxiliar nas aprendizagens significativa, Parada (2013) e Felizardo e Costa (2012) destacam a importância da formação dos futuros docentes na área. Deste modo, é fundamental analisar o histórico do curso e agrade curricular de algumas universidades brasileiras analisando o espaço ocupado pelas TIC, compreendendo que com as mudanças na sociedade são exigidas novas competências (Perrenoud, 1999) destes profissionais. No entanto, observou-se uma lacuna na produção acadêmica acerca deste tema, pois os estudos atentam-se a formação de professores e não especificamente ao curso de pedagogia. Abstract : In modern society, the use of technology is part of the daily actions for most of the population. However, the use of such tools with educational resources in class still finds many restrictions. This work aims to realize a bibliographic study from texts, articles and dissertations available on the internet regarding the necessary formation of future pedagogues for the competencies in the use of Information and Communication Technologies (ICT’s). For the implementation of educational technologies as educative resources in order to improve learning capabilities, Parada (2013) and Felizardo and Costa (2012) highlights the importance of the formation of future instructors. Thus, it’s essential to analyze the insertion of ICT’s in the curriculum of the Brazilian universities, given that society changes require new competencies from such professionals (Perrenoud, 1999). However, an absence of academic productions about this theme was observed, because such studies focus on the formation of teachers instead of the pedagogy course.
Collections
- Pedagogia [622]