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    Profissão pedagogo - conhecendo quem são, o que fazem e o que pensam sobre o seu trabalho

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    SILVANA TOSIN JANOSKI.pdf (846.6Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Janoski, Silvana Tosin
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender as funções desempenhadas pelos professores-pedagogos em um colégio estadual do Paraná, bem como delinear as atribuições que esses profissionais possuem dentro do ambiente escolar e o que pensam sobre elas. Optamos metodologicamente por uma pesquisa qualitativa como observação direta de fevereiro a outubro de 2014, ao longo da qual realizamos entrevistas com quatro pedagogas atuantes no atendimento aos jovens e adolescentes do Ensino Médio. Foram referências importantes para nossos estudos as contribuições de Scheibe e Aguiar (1999), Silva (2003), Vila e Santos (2008), Belloni (2008) e Vieira (2008). Ao analisar as entrevistas realizadas, concluímos que as pedagogas estão insatisfeitas com as condições estruturais para o desenvolvimento da sua função. Elas apontam que algumas das suas principais funções, como a realização da formação continuada dos professores emserviço, o acompanhamento pedagógico aos alunos com dificuldade de aprendizagem e o atendimento à família, acabam secundarizadas. O profissional deste modo, realiza o seu trabalho solucionando problemas que não estão diretamente relacionados à sua função, tais como: verificar se os alunos estão uniformizados, atrasos e faltas de professores, registrar no livro de ocorrências os atrasos dos alunos e situações de indisciplina apontados pelos professores e o atendimento ao aluno em questões burocráticas (emissão de declaração, informações sobre atividades diversas, vendas de rifas, alunos que passam mal, etc.). Neste sentido, percebemos que as pedagogas acompanhadas utilizavam a maior parte do seu tempo de trabalho para a resolução de conflitos e tantos outros imprevistos que perpassam o âmbito educacional e para as questões que elas realmente acreditam que seja suas funções pouco tempo sobrava o que lhes causa um forte sentimento de frustração no exercício da profissão.
     
    Abstract : This study aimed at understanding the functions performed by pedagogues-teachers in a state of Paraná school, as well as outlining the tasks that these professionals have within theschool environment and what they think about them. The chosen methodology was qualitative research with direct observation from February to October 2014, over which were conducted interviews with four active pedagogues who work with high school youth andteens. Were important references to our study, the contributions of Scheibe and Aguiar (1999), Silva (2003), Vila and Santos (2008), Belloni (2008) and Vieira (2008). Through the interviews, it was implied that these professionals are unsatisfied with the structuralconditions for the development of their function. They point out that some of their key functions, such as execution of the continuing education of teachers in service, teachingsupport to students with learning disabilities and family attendance, are eventually placed second. The professionals thus performs their work by solving problems that are not directlyrelated to their function, such as: cheching if students are uniformed, delays and shortages of teachers, registering in the occurrence book delays of students and indiscipline situationspointed by teachers as well as attending students in bureaucratic issues (issue statement, information on various activities, selling raffle tickets, students who are ill, etc.). In this sense,we realized that accompanied pedagogues used most of their time working for conflict resolution and many other unforeseen events that exceed the educational context and the issues that they really believe that their function is little time left over what causes them astrong feeling of frustration in the profession.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81114
    Collections
    • Pedagogia [616]

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