Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorOss, Giovana Fraronpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:33:51Z
dc.date.available2024-08-08T17:33:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81097
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-55pt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, verticais e que entendem a criança como alguém que "virá a ser". Sendo assim, fez-se um estudo bibliográfico propondo a articulação entre os conceitos de "construção da autonomia", "movimento/linguagem" e "sentimento de segurança", entendendo-os enquanto meios de buscar o respeito à participação da criança pequena enquanto ator social. Para tanto, foram exploradas algumas obras de diferentes campos do conhecimento, especialmente a obra de Corsaro (2011), Koerich (2012), Garanhani (2005) e Falk (2011) e outros autores que contribuíram com as questões pesquisadas. Entendeu-se, a partir da pesquisa, tais eixos enquanto complementares e indissociáveis à uma Educação Infantil que de fato supere o assistencialismo e que permita às crianças agirem enquanto atores sociais capazes de (re)construir e (re)significar o mundo social, as culturas e as relações estabelecidas historicamente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleA criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples