dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Oss, Giovana Fraron | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:33:51Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:33:51Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81097 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 52-55 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, verticais e que entendem a criança como alguém que "virá a ser". Sendo assim, fez-se um estudo bibliográfico propondo a articulação entre os conceitos de "construção da autonomia", "movimento/linguagem" e "sentimento de segurança", entendendo-os enquanto meios de buscar o respeito à participação da criança pequena enquanto ator social. Para tanto, foram exploradas algumas obras de diferentes campos do conhecimento, especialmente a obra de Corsaro (2011), Koerich (2012), Garanhani (2005) e Falk (2011) e outros autores que contribuíram com as questões pesquisadas. Entendeu-se, a partir da pesquisa, tais eixos enquanto complementares e indissociáveis à uma Educação Infantil que de fato supere o assistencialismo e que permita às crianças agirem enquanto atores sociais capazes de (re)construir e (re)significar o mundo social, as culturas e as relações estabelecidas historicamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |