Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Regina Maria Queiroz de, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorCosta, Fernando Cezar Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T16:05:47Z
dc.date.available2023-02-06T16:05:47Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81060
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Regina Maria Queiroz de Mellopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 52-53pt_BR
dc.description.abstractResumo: O termo hidroponia é aplicado a um conjunto de técnicas empregadas no cultivo de plantas, sem a utilização de solo, de forma que os nutrientes minerais são fornecidos através de uma solução nutritiva balanceada para as necessidades da planta que se deseja cultivar. A técnica hidropônica vem sendo utilizada como instrumento facilitador e metodológico no ensino de ciências da natureza e educação ambiental. O objetivo desta dissertação é analisar o uso da hidroponia no ensino de ciências da natureza eeducação ambiental e produzir um manual para que as escolas possam utilizar a técnica hidropônica como ferramenta de ensino. A pesquisa utilizada foi qualitativa, caracterizada como estudo de caso, onde se escolheu como amostragem professores de física, química, biologia e ciências de um colégio estadual de Curitiba, que trabalharam dois projetos de hidroponia como instrumento de contextualização e aprendizagem, nos anos de 2000 a 2002 e 2008 a 2012. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário específico aos docentes. A análise de dados foi embasada em autores sobre os temas: hidroponia, educação ambiental e ciências da natureza. Os resultados apontaram viabilidade do uso da hidroponia no ensino de ciências da natureza e educação ambiental, podendo ser um método facilitador do aprendizado e formação de um aluno crítico, conforme relato apresentado pelos professores participantes da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The term hydroponics is applied to a set of techniques used in the cultivation of plants, without the use of soil, so that mineral nutrients are supplied through a nutrient solution balanced for the needs of the plant to be cultivated. The hydroponic technique has been used as a facilitating and methodological instrument in the teaching of natural sciences and environmental education. The objective of this dissertation is to analyze the use of hydroponics in the teaching of natural sciences and environmental education and to prepare a manual so that schools can use the hydroponic technique as a teaching tool. The research used was qualitative, characterized as a case study, where physics, chemistry, biology and science teachers from a state school in Curitiba were chosen, who worked on two hydroponics projects as a contextualization and learning instrument in the years 2000 to 2002 and 2008 to 2012. For data collection, a specific questionnaire was applied to the teachers. Data analysis was based on authors on the topics: hydroponics, environmental education and natural sciences. The results showed the feasibility of using hydroponics in the teaching of natural sciences and environmental education, which can be a method that facilitates the learning and training of a critical student, as reported by the teachers participating in the research.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHidroponiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleUso da técnica hidropônica no ensino de ciências da natureza e educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples