O ensino da matemática escolar e as possibilidades de diálogos com as práticas socioculturais da Vila do Pesqueiro (Região Praiana), em Soure - PA
Resumo
Resumo: Com esta pesquisa tenho como objetivo relacionar os saberes contidos nas práticas socioculturais e suas possíveis interligações com o ensino da matemática na Vila de Pesqueiro. A referida vila fica localizada às margens da praia de Pesqueiro e é interligada ao município de Soure, "capital do Marajó" no estado do Pará. A maior parte de seus moradores tem a pesca como fonte de renda, logo, a instituição de ensino pertencente na vila é frequentada por filhos de pescadores que, na grande maioria dos casos, auxiliam seus familiares na prática pesqueira. A abordagem metodológica utilizada se dá a partir de Análise Documental de documentos oficiais da instituição pesquisada, bem como por meio da História Oral em sua vertente temática, buscando obter relatos de educadores da escola e de moradores da vila, mais especificamente pescadores, em busca de conhecer suas práticas socioculturais, bem como se os saberes contidos nessas práticas podem dialogar com o ensino da matemática escolar. Tendo em vista que a realidade daquela região possui características peculiares, motivando a refletir sobre como a matemática poderia ser ensinada de uma forma que o lúdico se entrelaçasse com os saberes pesqueiros para as crianças, principalmente para as das regiões praianas, onde a cultura e tradições regionais se mostram mais fortes e presentes. Abstract: This research aims to relate local knowledge and its possible interconnections with the teaching of mathematics in Vila de Pesqueiro. This village is located on the shores of Pesqueiro beach and is connected to the municipality of Soure, "capital of Marajó" in the state of Pará. Most of its residents have fishing as a source of income, so the educational institution belonging to the village is attended by children of fishermen who, in most cases, help their families in fishing. The methodological approach used is based on Documentary Analysis of official documents of the researched institution, as well as through Oral History in its thematic aspect, seeking to obtain reports from school educators and village residents, more specifically fishermen, in search of know about their regional cultural knowledge, and if this knowledge can be related to the teaching of mathematics. Considering that the reality of that region has peculiar characteristics, motivating to reflect on how mathematics could be taught in a way that the ludic was intertwined with fishing knowledge for children, especially for those from beach regions, where culture and traditions regions are stronger and more present.
Collections
- Dissertações [238]