A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa foram abordados os aspectos motivacionais e vicariantes da prática e aprendizagem em grupos de câmara, aqui compreendidos como conjuntos instrumentais orientados pelas práxis relacionadas ao cânone da música de concerto ocidental. A problemática que norteou esta investigação partiu da questão: como as interações sociais e os processos vicários influenciam a motivação e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara? A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Social Cognitiva (BANDURA, 1986, 1997), especificamente na eficácia coletiva – isto é, as crenças compartilhadas por membros de um grupo a respeito do potencial das ações coletivas para o alcance de metas, considerando aspectos cognitivos, afetivos, motivacionais e decisionais – e nos processos de modelação social (com destaque à aprendizagem observacional). O objetivo geral foi investigar os processos motivacionais e de aprendizagem em grupos de câmara sob a perspectiva das crenças de eficácia coletiva e da modelação social. Os procedimentos metodológicos foram organizados em duas etapas: a primeira consistiu na realização de um survey com uma população formada por instrumentistas cameristas (n = 33), e a segunda compreendeu um estudo de caso conduzido com um grupo de câmara profissional – um quinteto de metais. Por meio dos aportes teóricos e dos achados empíricos desta investigação, foi possível reunir evidências que sustentam a seguinte tese: a motivação e a aprendizagem na prática musical em grupos de câmara são permeadas por aspectos cognitivos, afetivos e decisionais subjacentes às crenças de eficácia coletiva. Nessa direção, a aquisição e o desempenho de habilidades para a performance musical em grupo emergem de processos vicários pertinentes à modelação social e orientados pelo engajamento agêntico, o qual permite a mobilização – mediada pela intencionalidade, reflexão e regulação coletiva – das cognições, emoções e ações dos membros dos grupos, com vistas ao alcance das metas de performance. Abstract: In this research, the motivational and vicarious aspects of practice and learning in chamber groups were discussed, comprehended as instrumental ensembles guided by the praxis related to the canon of western concert music. The question that guided this research was: how do social interactions and vicarious processes influence the motivation and learning of musical performance in chamber groups? The theoretical foundation was based on the Social Cognitive Theory (BANDURA, 1986, 1997), specifically on collective efficacy – the beliefs shared by members of a group about the potential of collective actions to achieve goals, considering cognitive, affective, motivational and decisional aspects – and in the processes of social modeling (with emphasis on observational learning). The aim was to investigate the motivational and learning processes in chamber groups from the perspective of collective efficacy beliefs and social modeling. The methodological procedures were organized in two stages: the first consisted in a survey conducted with a population formed by chamber musicians (n = 33), and the second embodied a case study conducted with a professional chamber group – a brass quintet. Through the theoretical contributions and empirical findings of this investigation, it was possible to gather evidence that supports the following thesis: motivation and learning in musical practice in chamber groups are related to cognitive, affective and decisional aspects of collective efficacy beliefs. Thus, the acquisition and performance of skills for group musical performance emerge from vicarious processes relevant to social modeling and guided by agentic engagement, which allows the mobilization – mediated by intentionality, reflection and collective regulation – of cognitions, emotions and actions of group members, in order to achieving performance goals.
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