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dc.contributor.advisorCastilho, Marcos Alexandre, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorPereira, Vinicius Struginskipt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T14:50:02Z
dc.date.available2023-01-17T14:50:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80782
dc.descriptionOrientador: Marcos Castilhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 09/11/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertacao apresenta um estudo embasado na teoria da cognicao situada e elementos de jogos digitais para o auxilio no ensino introdutorio de programacao de computadores, especificamente no momento em que o modelo de vonNeumann e apresentado. Oestudo e validado pela apresentacao de uma ferramenta de algoritmos animados denominada Core Inc. desenvolvida segundo as teorias citadas, apresentando de maneira ludica versoes antropomorfizadas das regioes essenciais de uma unidade central de processamento segundo a arquitetura de von Neumann. A validacao do estudo foi realizada com professores de diferentes areas de estudo atraves de uma metodologia qualitativa de entrevistas semiestruturadas fenomenologicas com o suporte adicional de um questionario baseado do modelo de aceitacao de tecnologia. Os resultados demonstraram que os professores consideram os conceitos e a proposta desenvolvida adequados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents a study grounded in the situated cognition theory and elements of videogames to improve the teach-learning process on the student’s first contact with programming concepts, specifically when the von Neumann architecture is presented. The study is validated by an apresentation of an animated algorithm framework named Core Inc., developed accordingly to the cited theories, showing anthropomorphized versions of the main regions from the central process unit according to von Neumann architecture. The study’s validation was done by teachers and researchers from different study areas through a qualitative methodology of semi-structured phenomenological interviews with additional support from a questionnaire grounded on the technology acceptance model. The results demonstrated that the teachers considered the concepts and the developed proposal adequate.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInformática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleCore Inc. : uma solução de algoritmos animados com cognição situadapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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