Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorGuterres, Giana Batistapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T14:52:44Z
dc.date.available2023-01-13T14:52:44Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80726
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 09/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desta pesquisa é dialogar com conceitos das áreas de Comunicação e Gestão Cultural para analisar as estratégias adotadas por companhias de teatro curitibanas que mantêm uma sede física. Curitiba é um bom observatório do fenômeno de alteração no "modelo de negócios" do teatro, pois, sem o respaldo de divulgação dos cadernos de cultura no jornalismo tradicional impresso, os grupos teatrais são desafiados a atrair o público e novos públicos a espaços cênicos não convencionais. Busca-se responder a seguinte questão: Quais estratégias comunicacionais e de gestão cultural se desenvolveram nas companhias de teatro de Curitiba influenciadas pela adoção de espaços cênicos não convencionais, busca de novos públicos e por melhores modelos de sustentabilidade em meio às lacunas deixadas pelo jornalismo cultural? Para responder esta questão, o instrumento é um questionário de mapeamento para entender como é o panorama geral das companhias teatrais e assim chegar a um recorte que mostre a diversidade do teatro local, bem como fundamentar a etapa seguinte com as entrevistas semiestruturadas com três coletivos: Ap. da 13, Ave Lola Espaço de Criação e Casa Selvática. A metodologia, do tipo qualitativa, se constitui em uma análise de conteúdo, realizada com a intenção de analisar os dados obtidos nas informações das redes sociais, site e entrevistas em profundidade. Conclui-se que a comunicação contínua enquanto estratégia está intimamente relacionada com a autogestão das casas-teatro, sendo o espaço também uma estratégia de socialidade como ponto de encontro entre artistas e público e, ainda, com seu território.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research offers to contribute to the studies of communication and cultural management by analyzing the adopted strategies by theatre companies in Curitiba city that operate with a headquarter of their own. It has been relevant to promote discussions around the communication strategies used by these companies and the impact of it during the current social, political and economic crisis that affects the theater sector. Curitiba is a fine object of study when it comes to this particular phenomenon in the theatre industry due to the challenge faced by the companies of attracting the loyal audience and new audience members to non-conventional stage settings without the traditional journalism and publicity tools. It seeks to answer the following question: What communication and cultural management strategies have been developed in the theater companies of Curitiba influenced by the adoption of unconventional scenic spaces, the search for new audiences and better models of sustainability in the midst of the gaps left by cultural journalism? To answer this question, the instrument is a mapping questionnaire to understand the general panorama of theater companies and thus reach a cut that shows the diversity of local theater, as well as substantiate the next step with semi-structured interviews with three collectives: Ap. da 13, Ave Lola Espaço de Criação and Casa Selvática. The methodology, of the qualitative type, consists of a content analysis, carried out with the intention of analyzing the data obtained from information from social networks, website and in-depth interviews. It is concluded that continuous communication as a strategy is closely related to the self-management of the theater-houses, and the space is also a strategy of sociality as a meeting point between artists and the public, and also with its territory.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestao culturalpt_BR
dc.subjectTeatro - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCompanhias de teatropt_BR
dc.subjectJornalismo educativopt_BR
dc.subjectArquitetura de teatrospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUm palco em qualquer lugar : territorialidades, espaços de sentido e sustentabilidade de projetos cênicos no circuito curitibanopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples