• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Relações raciais na educação infantil : o que dizem as produções de conhecimento do NEAB da UFPR?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    HELENA ALVES DALTO.pdf (723.1Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Dalto, Helena Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal identificar a existência de produções de conhecimento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre relações raciais na Educação Infantil, verificando a presença desse tema nas monografias, dissertações, teses e TCCs orientados por professores desse núcleo que se dedicam a esse campo de estudos, e nos cursos e eventos de extensão e especialização ofertados. A pesquisa foi de caráter qualitativo, subsidiada a partir das contribuições de teóricos do campo das relações raciais (DIAS, 2007; TRINIDAD, 2012; BENTO, 2002; GOMES, 2005, entre outros). A obtenção dos dados foi realizada por meio de buscas de informações na internet e por comunicação feita via e-mail e pessoalmente com integrantes do NEAB. As produções de conhecimento encontradas foram analisadas com base na perspectiva do material "Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial", elaborado com apoio do Ministério da Educação. Como resultado desta pesquisa, evidenciou-se, a partir da análise dos trabalhos finais realizados pelos alunos do curso de extensão de 2013 e dos trabalhos de pós-graduação encontrados, que o NEAB se apresenta como agente importante para dar visibilidade às relações raciais na Educação Infantil, incentivando ações voltadas para erradicação do racismo e valorização da diversidade racial nesta etapa, no entanto o núcleo ainda possui muitas conquistas a serem alcançadas em relação ao tratamento da mesma.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80603
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV