A música como instrumento pedagógico na sala de recursos multifuncional tipo I
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Muraro, Fernanda Caroline Gusso Elias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente estudo teve como objeto de investigação a música, compreendida como instrumento pedagógico no processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem, em processo de inclusão escolar. A justificativa do trabalho se dá pela dificuldade que os professores responsáveis por sala de recursos enfrentam referente ao nível de concentração dos alunos que frequentam esse espaço destinado ao auxílio pedagógico. Diante desses aspectos, o objetivo geral dessa pesquisa foi estudar a contribuição da música como instrumento pedagógico no trabalho com alunos com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem em sala de recursos multifuncional tipo I, e especificamente: a) estudar o aspecto pedagógico da música; b) identificar a contribuição da bandinha rítmica como instrumento pedagógico no trabalho com alunos com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem, em relação a atenção e concentração. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e ocorreu por meio da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram duas professoras que atuam em Sala de Recursos Multifuncional Tipo I, de instituições de ensino público da região metropolitana de Curitiba/PR. A partir das pesquisas realizadas sobre o tema, por meio de referenciais teóricos, observações de atividades desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncionais Tipo I e análise de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa, foi possível constatar que a música é um instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos que possuem alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem, contribuindo para a melhoria da atenção e concentração dos mesmos.
Collections
- Pedagogia [423]