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dc.contributor.advisorDaniel, Leziany Silveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGemin, Elizete Antunespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T19:51:12Z
dc.date.available2022-12-22T19:51:12Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80600
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 75-80pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é intitulado – Formação dos professores idealizada na década de 1920 no Paraná: discussões a partir das teses apresentadas nas conferências de educação. Nele se fez uma breve contextualização histórica do período, momento este de intensa efervescência ideológica, com inúmeras transformações políticas, culturais, econômicas e sociais em diversos países do mundo. A elite culta brasileira, na sua percepção, entendeu na época, que nosso país mostrava-se apático e atrasado, se comparado aos Estados Unidos da América e alguns países europeus. A educação, neste sentido, segundo a intelectualidade deste período, deveria estar em consonância com certos objetivos - progresso, desenvolvimento e modernidade, o que exigia reformas no ensino. Dentro do processo de desenvolvimento era requisitada mão de obra treinada e apta para atender as novas frentes de trabalho fabril que se abriam no Brasil. Criaram-se então, espaços onde era possível discutir projetos de reformas educativas, calcadas em moldes cívicos, racionais, morais e higiênicos. Foi organizado, por exemplo, na cidade de Curitiba, no ano de 1926, o Congresso de Ensino Primário e Normal (CEPN) e em 1927 a Primeira Conferência Nacional de Educação (I CNE), nos quais se debateram teses que abordaram temas e problemáticas educativas diversas. A partir da análise dos documentos, percebeu-se que os intelectuais reunidos nesses locais acordaram que as reformas educativas incidiriam, primordialmente, sobre o ensino primário e normal. Nosso estudo pretendeu vislumbrar, desta forma, como foi pensada a formação docente, bem como o papel conferido ao professor que atuaria no ensino primário, expressos nos dois congressos de educação: o CEPN e a I CNE. Mediante análise de determinadas fontes, nosso trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico. Desse modo, para conclusão deste trabalho, foram consultadas as seguintes fontes: Teses do Congresso de Ensino Primário e Normal (CEPN) e as Teses da I Conferência Nacional de Educação (I CNE). Utilizamos também, diversas referências bibliográficas, entre elas destacam-se: Miguel (1997), Schmidt (1997), Carvalho (1998), Saviani (2004, 2009), Bona Júnior e Vieira (2007). As fontes e as referências empregadas foram imprescindíveis para nosso estudo dentro da temática abordada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This Work Course Conclusion (TCC) is entitled - Teacher Training idealized in the1920s in Paraná: discussions from the submissions made in education conferences.It was made a brief historical background of the period, this time of intense ideological ferment, with many changes political, cultural, economic and social in several countries. The Brazilian educated elite, for him, you know at the time that our country showed up late and apathetic, compared to the United States and some European countries. Education in this sense, according to the intelligentsia of this period, should be in line with certain objectives - progress, development and modernity, which required reforms in education. Within the development process was required trained manpower and able to meet the new factory work fronts that open edin Brazil. Were then created, spaces where one could discuss projects of educational reforms, modeled on civil, rational, moral and hygienic manner. Was organized, for example, in Curitiba, in 1926, the Congress Teaching Primary and Normal (CEPN)and in 1927 the First National Education Conference (I CNE), in which they discussed theses that addressed issues and problems various educational. From the analysis of the documents, it was realized that intellectuals gathered at these sites agreed that educational reforms would focus primarily on the primary and normal education. Our study sought to glimpse in this way, such as teacher training is designed, and the role given to the teacher who act in primary education, expressed in the two education conferences: the CEPN and I CNE. Through the analysis of certain sources, our work consisted of a qualitative study of historical nature. Thus, to complete this work, the following sources were consulted: Theses of Primary and Normal Education Congress (CEPN) and the Theses of the First National Conference on Education (I CNE). We also use, several references, including stand out: Miguel(1997), Schmidt (1997), Carvalho (1998), Saviani (2004, 2009), Bonn Junior and Vieira (2007). Sources and references used were essential to our study within the theme.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Trabalhos de pos-graduaçãopt_BR
dc.titleFormação dos professores idealizada na década de 1920 no Paraná : discussões a partir das teses apresentadas nas conferências de educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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