Mostrar registro simples

dc.contributorCrepaldi, Juliana Fernandes Ramospt_BR
dc.contributor.otherDaniel, Leziany Silveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMaravalhas, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:01:25Z
dc.date.available2024-08-08T15:01:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80598
dc.descriptionOrientador: Profa Dra.Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-53pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa procurou tecer um olhar reflexivo acerca das novas práticas pedagógicas de alfabetização, em relação com a entrada de crianças cada vez mais novas no ensino. Para isso, buscamos em documentos nacionais para nos pautar e em autores da área a base para melhor compreensão desse processo que deve orientar a prática pedagógica dos professores, assim nos valemos das contribuições dos seguintes autores - Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003), e Sigwalt (2013), entre outros. Desta forma, utilizamos a metodologia de pesquisa de base teórica-bibliográfica, articulada à análise de entrevistas, realizadas com professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental, que atuam nas escolas municipais da cidade de Curitiba-PR com o objetivo de verificar as implicações e os desafios advindos desse processo noEnsino Fundamental de 9 anos nas classes de alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aimed to analyze the implementing of the Elementary Learning of 9 years, according to the point of view of the teachers in analyzing the theoretical assumptions of Alphabetizing. While the research weaves a reflective look about the new pedagogical practices of literacy, related with the entrance of younger and younger children at school. For this, we searched national documents and authors of the area to guide ourselves and to understand this process, which should lead the pedagogical practice of teachers. Thus, we availed ourselves of the contributions of the following authors: Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003) and Sigwalt (2013). Therefore, we used a theoretical- bibliographic research methodology articulated to the analysis of interviews done with teachers from the first year of Elementary school in the schools of Curitiba - PR. The research aimed to analyze the implications and challenges arising from the Elementary Learning of 9 years, especially in literacy classes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples