Tecnologias digitais em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Mantovani, Carolina Czelusniak Leal
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho se propõe a discutir sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula, mais especificamente o uso dos tablets e netbooks. No Capítulo I – Contemporaneidade, Educação e Tecnologia na Escola, é apresentando um breve histórico sobre as evoluções tecnológicas, no Capítulo II - Tecnologias Digitais na Escola, é realizada uma curta discussão sobre a implantação das tecnologias digitais nos ambientes escolares e o Capítulo III - as Tecnologias Digitais e a Formação de Professores, é colocado a importância da formação continuada para os profissionais envolvidos neste processo, os capítulos apresentados no trabalho foram desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas com textos de alguns autores como Valente (2005, 2013), Santaella (2003, 2012), Almeida (2005). Além da revisão de literatura sobre a temática, realizou-se uma investigação de campo numa escola privada que atende as modalidades de educação infantil, ensino fundamental e médio, junto a um técnico e a 13 professores que lecionam em diferentes turmas da referida escola, com o a intenção de investigar as formas com que os professores utilizam as tecnologias digitais em sala de aula (netbooks e tablets) e caracterizar a formação continuada que o professor recebe para trabalhar com as tecnologias digitais em sala de aula. Todos fazem uso dos recursos tecnológicos digitais em suas aulas. Por meio dos dados coletados com questionários e com as entrevistas foi possível verificar como os professores vêm utilizando as tecnologias digitais em sala. Observou-se por meio dainvestigação a formação que esses professores recebem da instituição de ensino para lidar com essas tecnologias: tablets e netbooks. Foi possível concluir que a implantação das tecnologias digitais nos ambientes escolares pode ser realizada com sucesso, trabalhando de forma conjunta com a teoria e a prática; ensinando os alunos a usar a tecnologia de forma útil e consciente no sentido de formar cidadãos esclarecidos, com conhecimento e críticos. Abstract : This paper aims to discuss about the use of digital technologies in the classroom, specifically the use of tablets and netbooks, Chapter I - Contemporary, Education and Technology School, is presenting a brief history about technological developments in Chapter II - digital Technologies in School, is held a short discussion on the implementation of digital technologies in school settings and Chapter III - digital Technologies and Practice Professor, is placedthe importance of continuing education for professionals involved in this process, chapters presented in the paper were developed through literature searches with texts of authors like Valente (2005, 2013), Santaella (2003, 2012), Almeida (2005). Besides the literature review on the subject, we performed a field investigation at a private school that meets the terms of kindergarten, elementary and secondary education, along with a technician and13 teachers who teach in different classrooms of this school, with a intention to investigate the ways in which teachers use digital technologies in the classroom (netbooks and tablets) and characterize the continuing education that the teacher gets to work with digital technologies in the classroom. All make use ofdigital technology resources in their classes. Through the data collected through questionnaires and interviews it was possible to see how the teachers are using digital technologies in the classroom. It was observed by investigating the training that these teachers receive the maintainer to deal with these technologies: tablets and netbooks. It was concluded that the uptake of digitaltechnologies in school environments can be successfully accomplished, working jointly with the theory and practice; teaching students to use technology and working consciously towards forming informed citizens with knowledge andcritical.
Collections
- Pedagogia [622]