Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLange, Rogério Ribas, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherDiele-Viegas, Luisa Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterináriaspt_BR
dc.creatorCavallet, Izabel Carolina Raittzpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T15:57:29Z
dc.date.available2022-12-13T15:57:29Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80462
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rogério Ribas Langept_BR
dc.descriptionCoorientadora: Dra. Luisa Maria Diele-Viegaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa : Curitiba, 22/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao mesmo tempo em que contribuem para o funcionamento e desenvolvimento das sociedades humanas, as estradas causam impactos ambientais significativos. Entre eles estão os causados pelas colisões entre veículos e animais, que trazem prejuízos não só ambientais como também econômicos e de saúde. Esta tese tem como foco questões relativas ao atropelamento de fauna em rodovias, com ênfase para a região do Litoral Paranaense. Inicialmente realizamos uma análise dos padrões ecológicos dos eventos observados a partir de um ano de monitoramento dos atropelamentos de animais nas rodovias estaduais PR-407 e PR-508. Em um total de 43 dias de amostragem, registramos 209 animais atropelados (taxa média de atropelamentos de 0,105 e 0,111 animais/quilômetro/dia para PR-407 e PR-508 respectivamente). Extrapolando os índices encontrados, estimamos que pelo menos cerca de 1.773 animais podem vir a ser atropelados todos os anos nessas estradas. Os grupos mais afetados foram aves (33,01%) e anfíbios (30,62%), seguidos de répteis (19,13%) e mamíferos (17,33%). Durante o período encontramos dois pontos críticos de atropelamentos para a rodovia PR-407 (quilômetro 11,7 a 12,5 e quilômetro 14,7 a 16,7). Para a rodovia PR-508, encontramos um ponto crítico de 5,2 km (quilômetro 5 a 10,2). Como medida de curto prazo para reduzir a mortalidade de animais nessas rodovias, recomendamos a instalação de redutores de velocidade nos trechos identificados e a implementação de campanhas de educação ambiental com moradores e turistas, principalmente nos meses de verão. Numa segunda etapa da tese, a discussão dos padrões ecológicos se soma às discussões sociais e de saúde pública e foi feita então a proposição da interpretação dos acidentes rodoviários causados por animais na pista como um Problema Complexo de Saúde Única. Foram analisados, a partir de boletins de ocorrência da Polícia Rodoviária Federal Brasileira, os padrões espaciais, temporais, sociais e econômicos de 32.419 acidentes de trânsito que ocorreram entre os anos de 2011 e 2021. Estes acidentes envolveram 36.827 veículos e 52.902 pessoas, sendo que destas 20.059 (37, 92%) precisaram de algum tipo de atendimento médico e 1.064 (2,01%) perderam a vida. Estimamos que durante esse período as colisões entre veículos e animais custaram mais de dois bilhões de reais, com média anual de R$214.275.768. Os cenários de análise de padrões temporais e espaciais foram: Território nacional, Território estadual do Paraná, Rodovia federal BR-277 e o trecho de 78km da BR-277 onde se encontra a Serra do Mar Paranaense. A maior parte dos acidentes ocorreu em área rural, em traçados de pista simples e reta. Houve uma maior concentração dos acidentes durante o inverno, em dias de céu aberto e no período entre 18h e 21h. Considerando o trecho da Serra do mar como o cenário mais crítico encontrado, sugerimos medidas mitigatórias que podem ser consideradas como: estratégias educativas para modificação do comportamento humano e medidas de aumento de segurança, como melhor iluminação de vias e redução de limites de velocidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Roads cause significant environmental impacts while they still contribute to the functioning and development of human societies. Amongst the impacts are those caused by collisions between vehicles and animals, which bring not only environmental but also economic and health damages. This thesis focuses on issues related to fauna roadkill on highways, with emphasis on the coastal region of Paraná state. Initially, we carried out an analysis of the observed events’ ecological patterns from a year of monitoring roadkilled animals on state highways PR-407 and PR-508. In a total of 43 days of sampling, we recorded 209 dead animals which were hit by cars (average hit rate of 0.105 and 0.111 animals/kilometer/day for PR-407 and PR-508 respectively). Extrapolating the rates found, we estimate that at least about 1,773 animals may be roadkilled each year on these roads. The most affected groups were birds (33.01%) and amphibians (30.62%), followed by reptiles (19.13%) and mammals (17.33%). The hottest months had the highest roadkill rates. During the period we found two roadkill critical hotspots for PR-407 highway (kilometer 11.7 to 12.5 and kilometer 14.7 to 16.7). For highway PR-508, we found a critical point of 5.2 km long (km 5 to 10.2). As a short-term measure to reduce animal mortality on these highways, we recommend installing speed bumps on the identified hotspots and implementing environmental education campaigns for residents and tourists, especially in the summer months. In a second stage of this thesis, a discussion of ecological patterns is added to social and public health discussions and a proposition was made for the interpretation of road accidents caused by animals on the road track as a problem of One Health. The spatial, temporal, social and economic patterns of 32,419 traffic accidents that occurred between 2011 and 2021 were analyzed from the Brazilian Federal Highway Police's police reports. These accidents involved 36,827 vehicles and 52,902 people, within these, 20,059 (37.92%) needed some type of medical care and 1,064 (2.01%) lost their lives. We estimate that during this period, collisions between vehicles and animals cost more than two billion Reais, with an annual average of R$214,275,768. The scenarios for analyzing temporal and spatial patterns were: National Territory, State Territory of Paraná, Federal Highway BR-277 and the 78km hotspot of BR-277 where Paraná’s Serra do Mar is located. Most accidents occurred in rural areas, in single and straight lanes. There was a higher concentration of accidents during the winter, on open sky days and in the period between 6:00 pm and 9:00 pm. Considering Serra do Mar’s hotspot as the most critical scenario found, we suggest mitigating measures that can be considered as: educational strategies to modify human behavior and measures to increase safety, such as better lighting of roads and reduction of speed limits.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.languageTexto em português e em inglêspt_BR
dc.languageporengpt_BR
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectMedicina Veterináriapt_BR
dc.titleRodovias e a fauna silvestre no litoral paranaense : o caminho entre a ecologia de estradas e a saúde únicapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples