Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoffiatti, Patricia, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorCosta, Cristiane Aline Lopespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T15:07:23Z
dc.date.available2022-11-29T15:07:23Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80331
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Patricia Soffiattipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 87-94pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao longo do tempo, desde a pré-história até a contemporaneidade, o homem relaciona-se com a botânica. Na contramão dessa importância e dependência, a sociedade depara-se hoje, com um fenômeno denominado de "cegueira botânica", que reflete a falta de interesse em relação às plantas e a dificuldade de percepção dessa relação crucial, não só para a sobrevivência humana, mas como para toda a biodiversidade do planeta. O estudo das plantas é considerado menos atrativo quando comparado aos outros temas biológicos, como zoologia e genética, por exemplo. Considerando-se as dificuldades enfrentadas pelos docentes no ensino de Botânica, esse trabalho tem como objetivo utilizar metodologias integrativas, culminando com a elaboração de materiais didáticos para o apoio dos docentes nas aulas de biologia vegetal, buscando-se a interdisciplinaridade através da utilização da arte e de elementos da cultura local e regional, aliado a elementos do Ensino Investigativo e das Leis Sistêmicas. O trabalho foi aplicado em uma escola pública de Curitiba - PR: Colégio Estadual do Paraná. O estudo apresentou quatro fases: revisão bibliográfica (fase 1), coleta de dados (fase 2), aplicação de atividades teóricas, práticas e oficinas - como acompanhamento vegetal, ilustração e fotografia botânica (fase 3); e elaboração de material didático, composto por sequências didáticas (temas: ambiental e ecológico, histórico/filosófico/cultural, importância médica, estética, ética e econômica), jogo (Força Seletiva) e utilização de redes sociais no ensino de botânica, de acesso livre e gratuito (fase 4). Dessa forma, pretende-se contribuir com uma abordagem interativa, dinâmica e integrada à realidade dos estudantes, e com a disseminação de conhecimento científico relacionado ao estudo da botânica visando auxiliar na superação da cegueira botânica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Throughout time, from prehistoric to contemporary times, the human relates to botany. On opposite way to this importance and dependence, society faces a phenomenon called "Botanic Blindness" today, which reflects the lack of interest in plants and the difficulty of perception of this crucial relationship, not only for human survival but for the entire biodiversity of the planet. The study of plants is considered less attractive compared to other biological subjects such as zoology and genetics for example. Considering the difficulties faced by teachers in teaching Botany, this project aimed to use integrative methodologies, culminating in the elaboration of didactic materials to support teachers in plant biology classes, seeking interdisciplinarity through the use of art and elements of local and regional culture combined with elements of Investigative Teaching and Systemic Laws. The work was applied in a public school in Curitiba - PR: Paraná State school. The study had four phases: literature review (phase 1), data collect (phase 2), application of theoretical, practices and workshops activities - such as plant monitoring, illustration and botanical photography (phase 3); and preparation of teaching material, consisting of didactic sequences (themes: environmental and ecological, historical/philosophical/cultural, medical importance, aesthetics, ethics and economy), game (Selective Force) and use of social networks, with free and open access, in the teaching of botany, (phase 4). Thus, we intend to contribute with an interactive approach, dynamic and integrated to the students' reality and with the dissemination of scientific knowledge related to the study of botany in order to help overcome botanical blindness.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleSuperando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples