A importância do ato de ler e escrever nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Araucária
Resumo
Resumo : A boa formação em leitura e escrita são metas da educação de modo geral, ao perceber a preocupação de todos os envolvidos, sobre a construção de conhecimentos envolvendo a leitura e a escrita de maneira significativa para o sujeito, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ato de ler e escrever no município de Araucária, a partir dos seus documentos de referências as Diretrizes Curriculares Nacionais, como também, os Projetos Políticos Pedagógicos. Sendo assim, a pesquisa se deu através da análise de dez projetos políticos pedagógico de dez escolas municipais da área urbana distintas sobre os aspectos de leitura e escrita. Desta maneira, o presente trabalho elucida como Araucária conceitua a leitura, a escrita, a alfabetização e a linguagem, como também, quais são os teóricos que fundamentam esses conceitos, bem como se aplica metodologicamente esses conceitos, a partir de seus documentos orientadores, os Projetos Políticos Pedagógicos. Ao fim, é possível concluir que o munícipio possui discussões relevantes de conceitos e metodologias, mas os projetos políticos pedagógicos traduzem a identidade da escola e devem ir além das discussões de conceitos. Abstract : Proper training in reading and writing are the goals of general education to understand the concern of everyone involved, on building skills involving reading and writing significantly to the subject, this paper aims to reflect on the act of reading and writing in Araucária, from their documents reference the National Curriculum, as well as guidelines, Political Pedagogical Project. Thus, the search was made through the analysis of ten pedagogical political projects ten different public schools in urban area on aspects of reading and writing. This way, this study elucidates how Araucária conceptualizes reading, literacy and language, but also, which are the theoretical underpinning these concepts, and methodologically apply these concepts, from its guiding documents, the Political Pedagogical Project. At the end, we conclude that the municipality has relevant discussions of concepts and methodologies, but the pedagogical projects reflect the political identity of the school and must go beyond discussions of concepts
Collections
- Pedagogia [445]