Ações atribuídas à família, à escola e às redes de proteção para garantir o desenvolvimento integral da criança e do adolescente : uma pesquisa bibliográfica
Resumo
Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir da pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1977) quais as ações atribuídas pelos (as) autores (as) à família, à escola e às redes de proteção para a promoção e garantia do desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. A metodologia de investigação fundamenta-se nos seguintes procedimentos: 1) busca de artigos no Banco de Dados SCIELO, considerando os critérios de inclusão: artigos que contenham as expressões; família, escola e redes de proteção; artigos publicados em revistas nacionais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde; artigos publicados em Língua Portuguesa e artigos publicados no período de 2008 a 2014; 2) diante do número considerável de artigos encontrados no banco de dados SCIELO, realizamos uma nova busca, na qual incluímos palavras-chaves relacionadas ao tema, aos critérios de inclusão, tais como; criança, adolescentes, crianças e adolescentes, família, escola, redes de proteção, redes de apoio, fatores de risco, fatores de proteção e vulnerabilidade; 3) busca de teses no Banco de Dados da UFPR, UNICAMP e USP, para a análise dos dados colhidos. 4) Leitura dos artigos, identificando as ações preconizadas pelos autores. Os resultados nos artigos revisados sugerem que as relações entre a família, a escola e as redes de proteção podem ser explicitadas pelas seguintes conclusões: a) A família, a escola e as redes de proteção são importantes para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente; b) Crianças e adolescentes que não possuem o apoio da família, dos amigos ou de algum adulto com quem possam contar, têm mais chances de sofrer com eventos estressores; c) Necessidade de programas e políticas sociais voltadas para a criança, o adolescente e a família, em especial aquelas em vulnerabilidade social; d) Estimular a formação inicial e continuada que vise a reflexão dos profissionais para o empoderamento e melhoria nas condições de trabalho em redes de proteção; e) Um mesmo contexto pode culminar tanto em um fator de risco como em um fator de proteção; f) Os fatores de proteção individual tais como, espiritualidade, autoestima, autoconfiança, assim como, redes de proteção contribuem para a promoção da resiliência. A partir dos dados levantados foi possível construir uma rede conceitual, visando, a sistematização das ações atribuídas à família, à escola e às redes de proteção na garantia do desenvolvimento integral da criança e do adolescente e inferir implicações pedagógico-sociais, que possam contribuir para a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes Abstract : This research and investigation from the bibliographical research (SALVADOR, 1997) which the actions assigned by the authors to the family, to the school and to the protections networks, which promote and ensure the integral development of children and teenagers. The investigation methodology is based on the following procedures: 1) The search for articles was made on SCIELO Data Bank, considering the inclusion criterias: articles containing the expressions: family, school, protection networks, articles published on national human, health and social magazines; articles published in Portuguese language and articles published between 2008 and 2014; 2) With the considerable number of data found on SCIELO Data Bank, we made a new search which includes key-words related to the teme, the inclusion criterias such as ; children, teenagers, family, school, children and teenagers, protection networks, support networks, risk of factors, protection factors,risk factors and vulnerability; 3) Research on UFPR,USP and UNICAMP Data Bank and each theses, for the analyse of the collected datas. 4) Reading of the articles, identifying the actions recommended by the authors. The results on the review edarticles follow the relationship between the family, the school and the protection network. We can conclude that: a) The family, the school and the protection network are very important to the integral children and teens development. b) Children and teens which doesn't have family or even friend support has more chances of suffer in stressors moments; c) The need of programs and politics focus on children, teenagers and family, special those ones in social vulnerability situation; d) Stimulate the initial and continuing formation which aimed the reflection of the professionals to the empowerment in works condition and protection networks; e) The same context may result both in a risk factor and protection factor; f)The individual protection factors, spirituality, self-esteem and self-confidence just like the protections networks contributed to the resilience promotion. From the collected data was possible build a conceptual network aimed the systematization of actions attributed to families, schools and protection networks, ensuring the children and teens integral development and infer social pedagogical implications, which could contributed to the promotion and insurance of children and teenagers rights.
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- Pedagogia [560]