"Eu sou fico aqui, porque eu sei que eu tenho que terminar" : considerando a opinião do jovem ao se pensar o cotidiano do ensino médio
Resumo
Resumo : O presente trabalho visa discutir o papel da escola de acordo com o olhar do jovem, especialmente jovens do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba situada em um bairro nobre da cidade com fluxo intenso de estudante de bairros periféricos. Lançando mão de recursos, como observação etnográfica, questionários e entrevistas, buscamos compreender o pensamento destes jovens, seus questionamentos sobre a escola de uma turma de Ensino Médio diurno. Tomamos como referenciais teóricos diversos autores tais como Pedro Bodê de Moraes, Abramovay, Sallas, Juarez Dayrell, um documentário "La Educacion Prohibida" e para elucidar as técnicas metodológicas recorremos ao auxilio deRegina Magalhães de Souza. Concluímos, por fim, que a escola atual esta muito longe de ser significativa ao jovem que nela se encontra. Visto que o valor principal dado ao Ensino Médio pelos adolescentes em virtude da descaracterização de sua função original de oferecer acesso ao conhecimento cientifico, elaborado pela humanidade, tem sido furtado pela cobrança desmedida de um comportamento idealizado que faz com que o/a jovem se desinteresse por esta escola e se comporte de forma indiferente dentro deste espaço.
Collections
- Pedagogia [622]