O pedagogo escolar : uma revisão bibliográfica sobre o papel do pedagogo a partir das dissertações e teses produzidas na faculdade de educação da Unicamp no período entre 1993 a 2013
Resumo
Resumo : O objetivo deste estudo foi investigar sobre o papel do pedagogo dentro da escola, a partir das Dissertações e Teses de mestrado e doutorado, respectivamente, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, produzidas no período de 1993 à 2013. A monografia foi iniciada com um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, através de consultas dos decretos e leis que foram sendo promulgadas ao longo da história do curso de Pedagogia (BRASIL, 1939; 1968, 1996, 2006; SCHEIBE, 2007; SÁ, 1997; SILVA, 2003). No segundo capítulo foi feito uma revisão de literatura acerca das produções acadêmicas sobre o pedagogo escolar; os autores que mais embasaram este capítulo foram (LIBÂNEO, 2004; PIMENTA, 1995, SÁ, 1997; SAVIANI, 1985; CURITIBA, 2012). Na pesquisa empírica (LUNA, 2000) a partir das Dissertações e Teses da FE/UNICAMP sobre o pedagogo escolar, foram selecionas somente 3 (PIRES, 2005; PRECOMA, 2001; XAVIER,2011) que estavam de acordo com o objetivo da pesquisa. Após análise comparativa das pesquisas selecionadas com a revisão de literatura foi possível observar como este profissional possui várias atribuições e, principalmente, o que caracteriza o seu trabalho é a: articulação do conhecimento teórico-pedagógico em relação à sua prática junto aos professores, direção, estudantes e comunidade.
Collections
- Pedagogia [560]