Mostrar registro simples

dc.contributorNadalin, Priscila Trevisan Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLeichtfeld, Liliane Mariapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:00:39Z
dc.date.available2024-08-08T16:00:39Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80201
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 44-45pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho monográfico diz respeito à música na Educação Infantil, partindo do objetivo de mostrar o quanto é presente e importante a expressão musical na infância e como os professores lidam com isso em diferentes momentos da rotina diária de classe. Além das reflexões iniciais sobre a música na infância, foram apresentados alguns movimentos importantes da música e da arte nas escolas desde o período da educação Grega até o atual panorama brasileiro. Também foi feita uma revisão sobre a questão de a música ser frequentemente apenas utilitária nos ambientes escolares. A partir das discussões de Romanellie Ilari, foi possível refletir sobre as práticas musicais na Educação Infantil e o que isso interfere no desenvolvimento da criança. Diante de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, o trabalho revela também o que pensam os professores de Educação Infantil sobre a musicalização. Através de observações feitas no ambiente de Educação Infantil, constata-se que as crianças fazem música o tempo todo e que é essencial o adulto agir como mediador para o bom desenvolvimento musical das crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This monograph talks about the music on Early Childhood Education, beginning with the objective of showing how much is present and important the musical expression in the childhood and how the teachers handle with that in different moments of the daily routine in school. Beyond the first reflections about the music in the childhood, it was showed some important movements of the music and the art in the school since the Greek education until the current Brazilian scenario. It was also made a review explaining that the music has been frequently utilitarian on school spaces. From the arguments of Romanelli andIlari, it was possible to think about the musical practices on Early Childhood Education and what this interferes on the children development. Given the bibliographical researches and the researches in school, this study shows what the Early Childhood Education teachers think about the teaching of music in school. Through observations done on the Early Childhood Education spaces, it was possible to see that the children make music all the time and that it is essential the adult intermediating in the right way, in order that the nice musical development of the children become possible.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAs manifestações musicais das crianças na educação infantil e a posição do professor nesse contextopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples