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dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorSodré, Priscillapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T23:29:57Z
dc.date.available2022-11-22T23:29:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80182
dc.descriptionOrientador: Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho aborda o contexto histórico, os valores e as diferentes interpretações possíveis, da Educação voltada para a Dignidade da Vida quando a desenvolvemos com base na Fenomenologia Goethiana. Essa posição referenda postura investigativa e científica que possibilita abordagem que valoriza tanto a subjetividade como a objetividade, ao transcender a dimensão de materialidade com que habitualmente são tratadas as questões educativas. Essa proposta tem o foco referencial na postura de como o pesquisador atua nos processos investigativos, e o educador nos processos educativos, modificando-se e tornando-se capaz de descobertas e compreensões diferentes das já existentes. Essa abordagem, desenvolvida inicialmente por Rudolf Steiner, a partir da organização dos arquivos do legado quase centenário de Friedrich Schiller e de Johann Wolfgang von Goethe no final o século XVIII e início do século XIX, referenciando essas mudanças como sendo metamorfose. Dessa forma, nas pesquisas na educação, o resultado objetivo se caracteriza como um plano secundário, de forma que a metamorfose que ocorre no contexto da ciência e da educação, é atribuída na medida em que ativa a atenção sobre os sentidos e sobre o aprimoramento das interações, das percepções, e da sintonia com os ritmos que se estabelecem entre o pesquisador/educador e o que está sendo tratado. Esse conjunto: intensificação, sensibilização e ritmo, se revelam por meio da expressão alemã Steigerung. No decorrer da Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar realizada na Universidade Federal do Paraná, setor litoral, identifiquei que minhas percepções se alteravam, e associei essa constatação a mudanças de sentidos, os quais identifiquei como Metamorfose sofridas. Assim, neste texto, aponto esse processo em minha história de vida. Ao aprimorar a subjetividade através da investigação fenomenológica com base em Goethe, cuja concepção abriu um modo de relação do ser humano com o mundo, pois abre a visão que cada exemplo da natureza é um análogo com o fenômeno da vida e que capacita a permissão para que a essência do ser natural se expresse em metamorfoses, as quais se caracterizam como mudanças estruturais sem retorno à condição anterior. Cabe destacar que este texto se referência nos estudos e pesquisas realizados por Ernesto Jacob Keim da UFPR e Jonas Bach Jr. da UFTM, os quais desenvolvem pesquisas teóricas e aplicações práticas da Fenomenologia Goethiana em diferentes contextos pedagógico-didáticos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (26 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.titleA educação como postura de metamorfose para a vida com dignidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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