Reflexões sobre a seleção das práticas de uma professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Curitiba
Resumo
Resumo : Pesquisa sobre as práticas de uma professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, questionando como seleciona suas práticas, como se orienta para selecioná-las e como isso reflete na sua prática. Para respondê-los foi necessário realizar o acompanhamento de uma professora alfabetizadora, através da abordagem qualitativa. Utilizamos do discurso sobre alfabetização produzido na década de 1980, com três recordes principais nas contribuições de Vigotsky, Emilia Ferreiro e Magda Soares, para construir o panorama teórico da pesquisa, permitindo refletir sobre as práticas encontradas no estudo de caso realizado. Concluímos que há práticas condizentes com referencial teórico, como: construção coletiva da escrita, trabalho contextualizado e a possibilidade de tentativas de escrita por parte das crianças e, também, uma professora que seleciona suas práticas influenciada pela sua formação, por suas concepções pessoais e pelas observações que faz do aprendizado de seus alunos.
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- Pedagogia [560]