Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorKienen, Pollyanna Weberpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:25:57Z
dc.date.available2024-08-08T16:25:57Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80157
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: P. 44-46pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho toma como base a Teoria Sociointeracionista de Lev Vygotsky e refere-se ao estudo de caso de uma escola vygotskyana, que é referência em Curitiba por ser uma das primeiras a nortear a sua prática educativa em Vygotsky. Tem como objetivo "criar uma ponte" entre a teoria e a prática Sociointeracionistas, de modo a perceber a forma como a Psicologia Sociointeracionista está presente na Educação e a compreensão que os professores têm acerca desta teoria. Para isso, faz-se uma explanação sobre a sua biografia e sobre a sua relação com a Psicologia, e uma pontuação das contribuições que este autor trouxe à Educação. Consiste de pesquisa bibliográfica sobre Vygotsky e de contato com a prática educativa Sociointeracionista, por meio de entrevistas e observações. Concluiu-se que a prática é muito importante para a compreensão dos conceitos teóricos. A partir dos exemplos que "conversaram" com a teoria ao longo do texto, pode-se perceber que Vygotsky está efetivamente presente na educação da escola pesquisada. Como aspectos importantes foram observados: a mediação nas ZDPs; o estímulo ao desenvolvimento da reflexão criativa em torno dos conteúdos; a promoção constante da interação com o professor e da interação entre os alunos; e o incremento do desenvolvimento da autorregulação. Portanto, essa escola se diz e, realmente, é Sociointeracionista. Concluiu-se ainda que as entrevistadas têm grande compreensão desta teoria e consciência da importância da aplicação dos conceitos de Vygotsky dentro da sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractResumen : Este trabajo se guía en la Teoría Interaccionista Social de Lev Vygotsky y se refiere al estudio de caso de una escuela que se basa en Vygotsky, que es una referencia en Curitiba por ser una de las primeras en guiar su práctica educativa Vygotsky. Su objetivo es "construir una puente" entre la teoría y la práctica InteraccionistasSociales, para entender cómo la Psicología Interaccionista Social está presente en la Educación y la comprensión que los docentes tienen acerca de esta teoría. Para esto, se hará una explicación de su biografía y su relación con la Psicología, y una puntuación de contribuciones que este autor ha llevado a la Educación. Consiste en la investigación bibliográfica sobre Vygotsky y en contacto con la práctica educativa Interaccionista Social, a través de entrevistas y observaciones. Se concluyó que la práctica es muy importante para la comprensión de los conceptos teóricos. A partir de los ejemplos que "hablaran" con la teoría a lo largo del texto, se puede ver que Vygotsky es realmente presente en la educación de la escuela estudiada. Cómo aspectos importantes se observaron: la mediación de las ZDPs; el estímulo a el desarrollo de la reflexión creativa sobre el contenido; la promoción constante de lainteracción con el profesor y la interacción entre los estudiantes; y aumentar el desarrollo de la autorregulación. Por lo tanto, esta escuela se dice y, realmente, es Interaccionista Social. Se concluyó aún que los encuestados tienen una gran comprensión de la teoría y el conocimiento de la importancia de aplicar los conceptos de Vygotsky en el aula.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleA teoria sociointeracionista de Vygotsky e suas contribuições para a educaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples