dc.contributor.advisor | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Mondardo, Giselly Cristini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:47:31Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:47:31Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80153 | |
dc.description | Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 39-40 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012, mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial, e entender deque forma essas disposições interferem no processo da aprendizagem docente. A partir do conceito de habitus e dos diferentes capitais indicados por Pierre Bourdieu, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, além da realização de entrevistas com algumas alunas. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram identificados três grupos com olhares distintos sobre os fins da educação, sendo os extremos alunos com visão utópica e visão afetiva. As análises aqui presentes reforçam que a aprendizagem da docência tem início na educação básica. Ainda, indica que o habitus de origem articula-se à formação inicial, sugerindo que a aprendizagem da docência resulta de fatos, normalmente escolares, ocorridos durante a infância | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e disposições para a docência | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |