O perfil do dirigente sindical docente
Resumo
Resumo : O sindicalismo docente é um fenômeno recente no Brasil em que a filiação dos servidores públicos em sindicatos só é possível pós Constituição Federal de 1988. Ainda que recente as interpretações propostas na literatura o consideram um movimento reflexivo, na medida em que não se atém somente a questões corporativas, mas expressa interesses sociais mais amplos, como uma educação de qualidade para as classes menos abastadas (OLIVEIRA & MELO,2006). Este trabalho tem como objetivo geral, fazer um estudo exploratório sobre o perfil do docente que exerce a função de dirigente sindical no sindicato que representa os professores da rede municipal de ensino de Curitiba, o SISMMAC, e analisar os saberes, os desafios e características pessoais envolvidos no exercício dessa função, com base nas falas destes sujeitos. Utilizaram-se para esta pesquisa dois instrumentos de trabalho: a pesquisa bibliográfica e a de levantamento de dados. Por meio do primeiro procedimento, revisaram-se trabalhos publicados sobre o perfil docente na educação básica, presentes na biblioteca eletrônica Scielo, com o objetivo de caracterizar parcialmente o objeto investigado. Através do segundo procedimento, a investigação sobre o perfil docente realizou-se em uma direção mais específica, através da interrogação direta (Silva & Menezes, 2005) dos atores sociais mediante questionário e entrevista, respondidos pessoalmente ou via e-mail. O trabalho também traz um breve histórico do sindicalismo docente no Brasil; histórico do SISMMAC; pesquisas bibliográficas sobre o perfil do docente brasileiro e sistema de educação no Brasil. OSISMMAC representa somente os profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Curitiba, professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental e pedagogos, portanto é uma organização por categoria. Iniciar-se-á o debate do perfil pelas categorias de análise que compõem o perfil pessoal e profissional, a saber: sexo, idade, naturalidade, cor/raça, estado civil, filhos, profissão dos pais, orientação religiosa, estudou em escolas públicas ou privadas, escolarização, filiação partidária, participação em movimentos sociais, participação em órgãos estudantis na educação básica e na graduação, tempo de experiência na educação básica, atuação profissional da RMEC, participação no Conselho de Representantes de Escola do SISMMAC, exercício do cargo de diretor de escola e tempo de sindicalização no SISMMAC. A pesquisa evidenciou que a maioria dos dirigentes sindicais é filiada ao Partido dos Trabalhadores e participa de outros movimentos sociais além do movimento sindical. Abstract : The teacher unionism is recent phenomenon especially in Brazil where membership in unions of public employees is only possible after the Constitution of 1988. Considered a reflexive movement, in that it not only adheres to corporate issues, but expresses broader social interests, such as a quality education for the less affluent classes (Oliveira & MELO, 2006). This work has as main goal, make an exploratory study on the profile of the teacher acts as a leader in the union that represents teachers of municipal schools inCuritiba, the SISMMAC, and analyze knowledge, challenges and personal characteristics involved in the exercise of this function, based on the statements of these subjects. Were used for this research two work instruments: a literature review and survey data. Through the first procedure, was reviewed papers on the teacher profile in basic, present education in SciELO electronic library,aiming to partially characterize the investigated object. By the second procedure, the research on teacher profile was held in a more specific direction, through direct interrogation (SILVA&MENEZES, 2005) of social actors through questionnaire and interview, answered in person or via email. The paper also presents a brief history of teacher unionism in Brazil; history of SISMMAC; bibliographic research on the profile of Brazilian teachers and the education system in Brazil. The SISMMAC represents only the professional teachers of municipal schools in Curitiba , teachers , the initial and final grades of elementary school teachers and therefore is an organization by category . Willbegin the debate - profile analysis of the categories that make up the personal and professional profile to know : sex, age , national origin , color / race , marital status, children , parents' profession , religious orientation , studied in public schools or private , education , party affiliation , participation in social movements , participation in student bodies in basic education and graduation ,length of experience in basic education , professional activity of RMEC, participation in the Council of Representatives of the School SISMMAC , holding the position of school principal and time of unionization in SISMMAC . It was seen that the majority of trade union leaders is affiliated with the Workers' Party and participates in other social movements beyond the union movement.
Collections
- Pedagogia [560]