Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorCaviquioli, Marsirleipt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T18:23:32Z
dc.date.available2022-11-17T18:23:32Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80132
dc.descriptionOrientador: Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como foco debater a questão advinda da dificuldade de estudantes terem pouca motivação e dificuldade para lerem obras clássicas de literatura mundial. Para tal foi selecionado o clássico literário Asterix – A Galera de Obelix de Albert Uderzo e René Goscinny como referencial de análise. O propósito do trabalho é elucidar a importância da leitura dos clássicos literários, como uma fonte inesgotável para compreensão de expressões da questão social atual. Nesse sentido a busca se referenda na compreensão de como a linguagem utilizada num texto escrito, considerado como um clássico, tem marcas referendadas nas representações de Henry Lefebvre e no reconhecimento de Axel Honneth. Para alcançar esse propósito a investigação buscou identificar como a obra conduz o leitor de um texto clássico, para um olhar além do real aparente. A pesquisa pretendeu também demonstrar, por meio da obra selecionada, como a linguagem possibilita uma análise do real, por meio das locuções históricas, sociais, culturais e políticas que constituem a narrativa utilizada, de forma a que o leitor se sinta representado e se reconheça como parte ou como identificado com o tema tratado. A investigação considera como premissa a possibilidade de que o ser humano é social por natureza, e por isso estabelece sintonias que caracterizam representações e reconhecimentos. Dessa forma a pesquisa considera também que as expressões sociais, que caracterizam a sociedade, por meio das interações entre as diferentes e diversas linguagens, têm origem histórica, e para entendê-las, a leitura de obras literárias clássicas podem contribuir para que o leitor faça uma análise retrospectiva, que contribua para consolidar e fortalecer, sentido e sentimento de pertencimento planetário e vida emancipada. No processo investigativo, na perspectiva dos pressupostos específicos referentes à literatura, conforme abordagem de ciência própria para pesquisa teórica e documental, foram debatidos autores como Avram Noam Chomsky e Terry Eagleton, que referendaram a concepção de linguagem para investigar clássicos literários.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (23 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso - Historia em quadrinhospt_BR
dc.titleConcepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análisept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples