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dc.contributor.advisorFeger, José Elmar, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorKaizer, Éverton Felipept_BR
dc.date.accessioned2022-12-09T18:58:37Z
dc.date.available2022-12-09T18:58:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80019
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Elmar Fegerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 04/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 61-71pt_BR
dc.description.abstractResumo: O turismo constitui-se como um fenômeno que possui vasto potencial para o desenvolvimento. No entanto, ele também pode gerar consequências negativas se não houver o planejamento efetivo, além de uma eficiente gestão do turismo. As consequências negativas são percebidas, principalmente, pelos moradores, que habitam o local, portanto, torna-se imprescindível incluir esses agentes sociais na gestão do turismo. Esta inclusão normalmente se dá a partir dos conselhos municipais de turismo, instância de governança que reúne diferentes representantes dos interesses relacionados ao turismo. A participação social se dá, nesse caso, a partir da participação mediata, ou seja, quando há um ou mais representantes de grupos de interesse participando da instância de governança. Já a participação imediata seria aquela em que os interessados participam diretamente nas políticas públicas, sem a representação. No entanto, parece ser incipiente os estudos em que a participação imediata é analisada, configurando uma lacuna teórica, conforme o levantamento bibliográfico realizado. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é compreender a participação (mediata e imediata) de moradores no desenvolvimento do turismo em Curitiba após a influência das políticas de descentralização e participação social no Brasil, ocorridas após a Constituição de 1988. Para atingir tal objetivo, o estudo de caso qualitativo e descritivo foi conduzido por uma pesquisa bibliográfica e documental nos canais de comunicação com a população do município de Curitiba: Central 156, página do Facebook da Prefeitura Municipal, Fale Conosco do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Programa Fala Curitiba e Conselho Municipal de Turismo de Curitiba. Os resultados obtidos evidenciam a importância dos canais de comunicação para o processo de governança de turismo em Curitiba, visto que as participações por meio deles podem qualificar as políticas e programas de desenvolvimento do turismo no município. Percebe-se que a governança de turismo tem um sentido e uma abrangência maior do que somente instituir uma instância de governança. A governança de turismo entendida como um processo, e não como um modelo de gestão, deve buscar a participação plural, ou seja, aquela em que inclui a participação mediata e a imediata.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Tourism is a phenomenon that has vast potential for development. However, it can also have negative consequences if there is no effective planning and efficient tourism management. The negative consequences are mainly perceived by the residents, who inhabit the place, therefore, it is essential to include these social agents in tourism management. This inclusion normally takes place from the municipal tourism councils, a governance body that brings together different representatives of interests related to tourism. Social participation occurs, in this case, from mediate participation, that is, when there are one or more representatives of interest groups participating in the governance instance. Immediate participation, on the other hand, would be the one in which interested parties participate directly in public policies, without representation. However, studies in which immediate participation is analyzed seem to be incipient, configuring a theoretical gap, according to the bibliographic survey carried out. In this sense, the objective of this study is to understand the (mediate and immediate) participation of residents in the development of tourism in Curitiba after the influence of decentralization and social participation policies in Brazil, which took place after the 1988 Constitution. Qualitative and descriptive case study was conducted by a bibliographical and documentary research in the communication channels with the population of the city of Curitiba: Central 156, Facebook page of the City Hall, Fale Conosco of the Municipal Institute of Tourism of Curitiba, Programa Fala Curitiba and Municipal Tourism Council of Curitiba. The results obtained show the importance of communication channels for the tourism governance process in Curitiba, since participation through them can qualify tourism development policies and programs in the municipality. It can be seen that tourism governance has a greater meaning and scope than just instituting an instance of governance. Tourism governance, understood as a process, and not as a management model, should seek plural participation, that is, one that includes mediate and immediate participation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTurismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTurismo - Planejamentopt_BR
dc.subjectTurismo e Estadopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleA participação plural no desenvolvimento do turismo de Curitiba/PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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