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dc.contributor.advisorOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorSilva, Claudenize Pontes dapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T15:03:55Z
dc.date.available2022-11-08T15:03:55Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80017
dc.descriptionOrientador: Prof Dr. Roberto Dalmo V. Lima de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 67-70pt_BR
dc.description.abstractResumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores oradores, para estudantes ouvintes. A Educação em Direitos Humanos, nesse trabalho chamada de EDH, prioriza uma formação mais humanizada de pessoas que sejam sensíveis à igualdade de direitos, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, à valorização das pessoas e ao empoderamento de grupos que precisam ter voz. Portanto, acredita-se que conteúdos de Química pode ser usados para promover a discussão de temas relacionados à EDH - como questões sociais, políticas, ambientais etc. - contribuindo para a formação do senso crítico dos estudantes e tornando-os conscientes dos seus direitos e deveres, uma vez que a EDH desperta no cidadão uma cultura de dignidade, respeito e cuidado ao próximo e ao meio ambiente. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar, como Produto Educacional, um material com conteúdos de Química Orgânica que podem ser usados para promover a discussão de temas relacionados à EDH. O material foi apresentado à professores de Química da Educação Básica e suas percepções sobre o referido material foram analisadas por meio de entrevistas gravadas e tratadas pela metodologia de Análise de Conteúdos. Como resultado, observou-se que a percepção de todos os entrevistados foi bastante positiva, em relação ao material produzido como Produto Educacional chamou a atenção a boa vontade e interesse desses professores em fazer a análise proposta e gravarem as entrevistas. Conforme esperado, alguns professores demonstraram estranheza a respeito do material didático com conteúdos conceituais de Química, atrelados à conteúdos conceituais com abordagem em EDH, mas ainda sim, quando questionados se usariam o referido material, todos afirmaram positivamente que sim. Entendemos que a Química enquanto Ciência tem muito a contribuir, além de conteúdos conceituais, com a discussão e reflexão de temas importantes, social e culturalmente tratando e enfatizamos a importância do desenvolvimento de trabalhos nesta área para que possamos romper com qualquer tipo de preconceito que possa existir de se tratar temas com abordagens em EDH, independente da área de formação dos professores ou do componente curricular em questão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: For a long time, Chemistry in the school environment, as well as other Natural Sciences, did not present a concern with the integral formation of the student and the contents were traditionally passed from lecturers, to listening students. Education in Human Rights, in this work called HRE, prioritizes a more humanized training of people who are sensitive to equal rights, respect for others and the environment, valuing people and empowering groups that need to have a voice. Therefore, it is believed that Chemistry contents can be used to promote the discussion of topics related to HRE - such as social, political, environmental issues, etc. - contributing to the formation of students' critical sense and making them aware of their rights and duties, since the HRE awakens in the citizen a culture of dignity, respect and care for others and the environment. Therefore, the present work aimed to develop, as an Educational Product, a material with Organic Chemistry content that can be used to promote the discussion of topics related to HRE. The material was presented to Basic Education Chemistry teachers and their perceptions about the material were analyzed through recorded interviews and treated by the Content Analysis methodology. As a result, it was observed that the perception of all respondents was quite positive, in relation to the material produced as an Educational Product, the goodwill and interest of these teachers in making the proposed analysis and recording the interviews drew attention. As expected, some teachers were strange about the didactic material with conceptual contents of Chemistry, linked to conceptual contents with an approach in HRE, but still, when asked if they would use that material, all of them positively said yes. We understand that Chemistry as a Science has much to contribute, in addition to conceptual content, with the discussion and reflection of important themes, socially and culturally dealing with and we emphasize the importance of developing works in this area so that we can break with any kind of prejudice that may there is a need to deal with topics with an HRE approach, regardless of the area of teacher training or the curricular component in question.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectQuimica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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